Região Santa Catarina

Saiba quem foi Santa Catarina, celebrada pelos católicos neste 25 de novembro

Catarina viveu no século IV e foi perseguida e morta pelo imperador

Autor
Saiba quem foi Santa Catarina, celebrada pelos católicos neste 25 de novembro
Foto: divulgação

Santa Catarina de Alexandria, a santa católica que dá nome ao estado catarinense no Brasil, é celebrada neste 25 de novembro. Catarina foi uma jovem cristã do século IV, de origem nobre e grande inteligência, que dedicou sua vida à fé em Cristo. Além disso, após converter-se ao cristianismo, desafiou as autoridades romanas ao pregar corajosamente contra a religião pagã, mesmo diante de perseguições.

PUBLICIDADE

Segundo relatos, desejava um esposo tão sábio e belo quanto ela. Guiada pelo ermitão Ananias, se transformou de forma espiritual durante a vida pela humildade e teve uma visão em que Maria Santíssima lhe apresentou Jesus, marcando o “Casamento Místico de Santa Catarina”, simbolizado por um anel espiritual.

Desejando unir-se ao seu Esposo celestial, Catarina buscou o martírio por sua fé. Apresentou-se ao imperador Maximino para repreendê-lo pela perseguição aos cristãos e refutou os argumentos dos 50 filósofos que ele reuniu para desafiá-la. Admirados pela sua sabedoria, os filósofos se converteram ao cristianismo, provocando a ira do imperador, que ordenou sua morte.

Santa Catarina enfrentou a tortura em uma roda com lâminas, mas o instrumento milagrosamente se quebrou. Por fim, sofreu decapitação por volta do ano 305. Segundo a tradição, os anjos levaram seu corpo ao Monte Sinai, onde o imperador Justiniano I construiu o Mosteiro de Santa Catarina, hoje um local de grande devoção.

Padroeira dos estudantes, filósofos e professores, Santa Catarina segue na lembrança de seus devotos como símbolo de coragem, fé e sabedoria.