Região Santa Catarina

Saiba quem é o novo cardeal brasileiro, nascido em SC

Entre suas responsabilidade está em votar e ser votado na escolha do novo Papa

Autor
Saiba quem é o novo cardeal brasileiro, nascido em SC
Foto: Divulgação / Redes Sociais

Dom Jaime Spengler, atual Arcebispo de Porto Alegre (RS), é o mais novo cardeal brasileiro. Nascido em Gaspar, no Vale do Itajaí, Santa Catarina, ele agora integra o grupo de 12 cardeais brasileiros com a responsabilidade de votar para a sucessão do Papa, em caso de morte ou renúncia do sumo pontífice, Francisco.

PUBLICIDADE

O próprio Papa Francisco anunciou e confirmou a nomeação de Dom Jaime, de 64 anos, para o cargo, que será oficialmente instalado em 8 de dezembro, durante um Consistório em Roma. A data coincide com a Solenidade da Imaculada Conceição.

Hoje, Dom Jaime é uma das principais lideranças da Igreja Católica no Brasil e na América Latina. Ele preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, nesse meio tempo, assumiu o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho.

Além de Dom Jaime, o Papa escolheu para o cardinalato bispos, bem como, padres que atuam na cúria romana e em outras partes do mundo, incluindo Argentina, Peru, Equador, Chile, Japão, Filipinas, Sérvia, Costa do Marfim, Argélia, Indonésia, Irã, Itália, Canadá e Ucrânia.

Trajetória de liderança no clérico

Dom Jaime Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960, em Gaspar (SC), Santa Catarina. Em sua cidade natal, ele recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de novembro de 1990. O novo cardeal concluiu doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. Atuou, assim também, em diversas missões da Ordem dos Frades Menores no Brasil até 2010. Neste período o Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre.

Saiba quem é o novo cardeal brasileiro que nasceu em Santa Catarina
Foto: Divulgação / Agência A12

Desde 18 de setembro de 2013, Dom Jaime exerce a função de arcebispo metropolitano de Porto Alegre, nomeado pelo Papa Francisco. Entre 2011 e 2015, ele integrou a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenado e a Vida Consagrada da CNBB e, em 2015, os membros elegeram-no presidente dessa comissão. Um dos destaques de sua atuação foi a aprovação das novas Diretrizes para a Formação de Presbíteros da Igreja no Brasil, em 2018.

Em maio de 2019, Dom Jaime elegeu-se primeiro vice-presidente da CNBB e, no dia 24 de abril de 2023, assumiu a presidência da entidade. Além disso, algumas semanas depois, em 17 de maio, foi também eleito presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho.

Relacionadas