Região Blumenau

Saiba como se tornar doadora no Banco de Leite de Blumenau

Saiba quais são os requisitos para doar

Autor
Saiba como se tornar doadora no Banco de Leite de Blumenau
Foto: Michele Lamin / Prefeitura de Blumenau

O Banco de Leite de Blumenau já beneficiou mais de 425 bebês recém nascidos e realizou mais de 1,5 mil atendimentos nos primeiros cinco meses de 2024. Mas esses números ainda podem melhorar com a ajuda de mais mães.

PUBLICIDADE

Para se tornar uma doadora, a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano (BLH) por telefone ou por WhatsApp no (47) 3381-7570, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.  Após o cadastro, a equipe do Banco de Leite agenda uma visita na casa da doadora para passar as instruções sobre o processo de extração.

Cristiana Menezes, coordenadora do espaço, diz que o leite materno doado contribui com a saúde e o desenvolvimento, sobretudo dos bebês prematuros.

“Além disso, a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo bebê), mais é produzido”, comenta.

Quais são os requisitos para doar?

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH) estabelece critérios para as doadoras de leite materno. É preconizado que tanto a mãe quanto o bebê estejam saudáveis, sem complicações na amamentação. Além disso, é necessário que a mãe apresente produção excessiva de leite e esteja disposta a extrair e doar o excedente.

Outros critérios incluem a não utilização de tabaco, álcool ou drogas ilícitas, assim como o uso de medicamentos compatíveis com a amamentação. É fundamental também que a doadora apresente resultados de exames pré e pós-natal adequados para a doação de leite humano.

“Toda mulher saudável, que esteja amamentando, e que se enquadre nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde pode doar. O leite materno doado passa pelo controle de qualidade antes de ser disponibilizado para os hospitais Santo Antônio e Santa Catarina, aqui de Blumenau, e o Azambuja, de Brusque”, comenta Cristiana.

Atendimento integrado

Há mais de 25 anos, o BLH oferece atendimento integrado, com enfermeiras, técnicas de enfermagem, médicas, psicólogas, odontopediatras, farmacêuticas e agentes administrativos.

A unidade oferece, também, formação em aleitamento materno para profissionais da saúde e palestras em empresas privadas, unidades da rede pública e creches.

Relacionadas