O hemisfério sul já vive o verão 2024/2025, iniciado oficialmente às 6h20min deste sábado (21). Meteorologistas da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de preveem que a estação seguirá o padrão climático típico de Santa Catarina. Apesar do resfriamento no Oceano Pacífico, que poderia sugerir um evento de La Niña, a neutralidade climática deve prevalecer, mantendo chuvas e temperaturas dentro dos padrões esperados para este período do ano.
A Central de Monitoramento da Defesa Civil informa que o verão começa com temperaturas médias, mas com possibilidade de dias consecutivos de calor intenso. Embora meteorologistas projetem um verão dentro da normalidade, eventos climáticos extremos, como fortes chuvas e ondas de calor, podem ocorrer e causar transtornos à população.
As precipitações devem se aproximar da média histórica de 150 a 300 mm, com volumes mais elevados nas regiões litorâneas, onde os acumulados podem superar esses valores.
Meteorologistas apontam que o mês de fevereiro, auge do verão, registrará precipitações elevadas, com volumes entre 150 e 250 mm. Em março, as chuvas tendem a diminuir, especialmente nas áreas centrais do estado, com acumulados entre 100 e 200 mm.
O verão demanda atenção redobrada, principalmente nas regiões litorâneas, onde as chuvas intensas, favorecidas pela circulação marítima, ocorrem com mais frequência. A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a possibilidade de eventos climáticos extremos, que podem impactar significativamente diversas regiões do estado.
Orientações da Defesa Civil
Mesmo com previsões indicando um verão dentro da normalidade, Santa Catarina pode enfrentar chuvas fortes, enxurradas e temporais.
A população deve acompanhar as previsões do tempo e seguir as orientações da Defesa Civil para minimizar os impactos desses eventos. Conscientização e preparo são fundamentais para lidar com as variações climáticas e garantir a segurança de todos. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil emite alertas que ajudam a proteger sua família e comunidade. O órgão orienta, dessa forma, que se adote medidas preventivas e mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas.