Região Brasil

Rio Guaíba volta a subir e pode superar marca histórica de 5,33 metros

O nível do rio estava em 4,94 metros na última medição

Autor
Rio Guaíba volta a subir e pode superar marca histórica de 5,33 metros
Foto: Lauro Alves / Secom

O final de semana foi marcado pela volta das chuvas no Rio Grande do Sul, estado que desde o final de abril enfrenta uma enchente histórica. Em Porto Alegre, o nível do Rio Guaíba chegou ao seu recorde no último dia 5, atingindo 5,33 metros no Cais Mauá. Mas novas projeções dão conta de que esse número pode ser superado entre esta segunda (13) e terça-feira (14).

PUBLICIDADE

Após as fortes chuvas da última semana, a capital gaúcha foi consolada por alguns dias de sol. Com isso, o nível do rio acabou baixando, chegando ao patamar dos 4,57 metros no sábado (11). No entanto, a nova onda de precipitação já faz as águas subirem novamente.

Segundo a medição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) do Rio Grande do Sul, por volta das 7h desta segunda, o rio marcava 4,77 metros. Em 4h, o nível subiu 14 centímetros, chegando à marca de 4,91 metros às 11h15.

Já na última atualização, às 13h15, o Guaíba atingiu os 4,94 metros. Pela segunda vez seguida, está sendo superada a marca da enchente de 1941, quando o nível do rio marcou 4,76 metros.

De acordo com a previsão, a instabilidade deve cessar a partir de terça-feira. Contudo, o estado segue em alerta por conta dos níveis dos rios e também, devido à umidade do solo, que favorece o risco de deslizamentos de terra.

Região Sul

A região Sul do estado também permanece em alerta devido ao aumento do nível da Lagoa dos Patos. Cidades como São Lourenço e Pelotas, que costeiam a lagoa, já registram alagamentos. Milhares de pessoas já evacuaram suas residências.

Em Pelotas, o canal São Gonçalo, que deságua na Lagoa dos Patos, atingiu na noite deste domingo (12) o mesmo pico da enchente de 1941: 2,88 metros. No entanto, já voltou a baixar, chegando a 2,66 metros às 14h desta segunda.

Relacionadas