Região Blumenau

Rio do Sul tem pico de 7,46m nesta sexta e registra nova enchente

Hoje há 138 pessoas de 34 famílias em 5 abrigos

Autor
Rio do Sul tem pico de 7,46m nesta sexta e registra nova enchente
Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Rio do Sul, no Alto Vale, vive uma nova enchente – a terceira neste ano de 2024. Isso porque o nível do Rio Itajaí-Açu na cidade ultrapassou a marca de 7 metros. O ápice do nível do rio nesta sexta-feira (12) foi de 7,46 metros às 5h40. No momento, sem chuva, o rio está em redução.

PUBLICIDADE

Às 9h15min, o sistema da Defesa Civil marcava 7,37 metros. O volume de chuva registrado na cidade nas últimas 24 horas foi de 51,4 milímetros, medido em um pluviômetro instalado na Ponte Dom Tito Buss, entre os bairros Canta Galo e Jardim América, mesmo local onde é feita a medição oficial do nível do rio.

De acordo com a Defesa Civil de Rio do Sul, a barragem de Taió encontra-se com todas as comportas fechadas. Em Ituporanga, uma das cinco comportas está aberta. A cota de inundação permanece em 8 metros e a de atenção em 8,5 metros. O morador de Rio do Sul pode consultar a cota de inundação de cada rua no site defesacivil.riodosul.sc.gov.br no menu: cota de cheias por rua.

Mais um abrigo é aberto em Rio do Sul

Mais um abrigo foi aberto em Rio do Sul na noite desta quinta-feira (11) para atender famílias que precisam sair de suas casas de maneira preventiva, por conta da chuva e elevação do nível do Rio Itajaí-Açu.

Além de um espaço no bairro Taboão e dois no bairro Bela Aliança, o bairro Progresso também já tem um local para atender desabrigados, no salão do Lions Clube. Até às 9h30min desta sexta, 138 pessoas de 34 famílias estavam em abrigos, de acordo com a Secretaria de Assistência Social.

Os pedidos de abrigo devem ser feitos sempre através do telefone 199, que funcionará em plantão 24h na Defesa Civil. Nesta sexta, A Defesa Civil de Rio do Sul reúne os secretários municipais da prefeitura para atualização sobre as previsões do tempo para o final de semana e possíveis planos de evacuação de estruturas públicas em virtude de enchente.

Trânsito

No início da manhã desta sexta-feira, apenas ruas como a Wenceslau Borini, na ligação entre o Canta Galo e o Canoas, na região da “Ponte da Ximbica”, e a Rua Pedro Avelino, na Barra do Trombudo, registram alagamentos. Motoristas devem utilizar desvios.