Região Mundo

Astronautas da Nasa retornam à terra após 9 meses presos no espaço

Os astronautas ficaram presos no espaço devido a problemas técnicos

Autor
Astronautas da Nasa retornam à terra após 9 meses presos no espaço
Foto: Divulgação

Nessa terça-feira (18) os astronautas da Nasa, que estavam presos no espaço, retornaram à terra. Após 286 dias no espaço os astronautas pousaram na costa de Tallahasseeda, na Flórida, nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Os astronautas ficaram presos no espaço devido a problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, que deveria ter retornado em junho de 2024. A viagem de retorno à terra durou cerca de 17 horas, os astronautas chegaram às 18h57, no horário de Brasília.

O trajeto envolveu etapas críticas, como o desacoplamento da estação, manobras orbitais e a descida controlada até o oceano com o uso de paraquedas. A missão que tinha o objetivo de ficar apenas oito dias no espaço acabou se transformando em nove meses.

Os astronautas não conseguiam retornar por problemas na espaçonave, incluindo um vazamento de hélio, falhas no fechamento das válvulas propulsoras e um apagão em cinco propulsores durante uma manobra.

O incidente foi um problema para a empresa Boing que afirmou que investigou a causa dos problemas. Durante a estadia dos astronautas no espaço, o executivo da agência espacial Scott Hubbard afirmou que “os astronautas estão seguros a bordo da estação espacial, com muitos suprimentos e trabalho a fazer”.

Embora presos no espaço, o tempo que os astronautas da Nasa passaram lá não quebrou recordes. As missões geralmente duram cerca de seis meses, mas o astronauta Frank Rubio detém o recorde com 371 dias consecutivos em órbita.