Região Grande Florianópolis

Restaurante da Ufsc adere à greve e paralisa atendimento nesta quinta

Trabalhadores terceirizados denunciam condições precárias e sofrimento com o calor na cozinha

Autor
Restaurante da Ufsc adere à greve e paralisa atendimento nesta quinta
Foto: Sintufsc / divulgação

Nesta quinta-feira (21), os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), no campus Florianópolis, foram surpreendidos com o Restaurante Universitário (RU) com as portas fechadas. Os trabalhadores de uma empresa terceirizada que atua na preparação das refeições aderiram à greve dos servidores da Ufsc, iniciada há uma semana. Eles denunciam as condições precárias no ambiente de trabalho, a cozinha do RU, como por exemplo o que sofrem com o calor.

PUBLICIDADE

Com a paralisação, não está sendo servido o almoço, e também não haverá janta à noite. De acordo com a direção do Sintufsc, o Sindicato que reúne os servidores administrativos da Ufsc, o prédio do Restaurante foi planejado para produzir até 5 mil refeições ao dia, mas está sobrecarregado, com mais de 10 mil diariamente.

O Sindicato denuncia que o prédio está se deteriorando em ritmo acelerado, e precisa de obras emergenciais na sua estrutura, e também no telhado e almoxarifado. A falta de climatização é outro problema antigo.

Os servidores da Ufsc não recebem nenhum reajuste salarial desde 2015. A defasagem atual é calculada em 70%. Enquanto isso, os trabalhadores terceirizados do RU sofrem com condições de trabalho precárias dentro do restaurante, passando mal de tanto calor.

Pela manhã, os servidores ocuparam o salão principal do RU, onde estudantes, funcionários e moradores da comunidade do entorno da Ufsc fazem refeições todos os dias. Eles promoveram uma assembleia, onde discutiram o andamento da greve.

A paralisação dos servidores afetou o atendimento em setores como biblioteca, reitoria e secretarias. No entanto, as aulas seguem normalmente, já que os professores não aderiram ao movimento até o momento.

Nesta quinta-feira (21), os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), no campus Florianópolis, foram surpreendidos com o Restaurante Universitário (RU) com as portas fechadas
Foto: Sintufsc / divulgação

A Pró-reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Catarina (Prae/UFSC) emitiu uma nota oficial através do site da Ufsc, informando que não serão servidos o almoço e o jantar no Restaurante Universitário (RU) da Trindade nesta quinta-feira (21), devido à ocupação do Restaurante Universitário pelo comando de greve dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs).

Relacionadas