Região Balneário / Itajaí / Itapema

Relatório mostra que 2 mil catarinenses sofreram consequências das chuvas

Documento aponta demandas para os 13 municípios que decretaram situação de emergência

Autor
Relatório mostra que 2 mil catarinenses sofreram consequências das chuvas
Comerciantes na avenida Hercílio Luz alagada, em florianópolis. Foto: Diórgenes Pandini / divulgação

O deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, entregou ao deputado Mauro de Nadal (MDB), Presidente da Casa, o relatório com as demandas dos 13 municípios que decretaram situação de emergência, devido às recentes chuvas e deslizamentos.

PUBLICIDADE

Os técnicos elaboraram o relatório em diálogo com as prefeituras dos municípios atingidos. Isso foi uma das decisões da reunião extraordinária realizada pela Comissão, há uma semana, por convocação do deputado Marquito. O ato de entrega aconteceu na tarde de segunda-feira (28). “Com as necessidades dos municípios, demonstradas no relatório, o Legislativo poderá ajudar na destinação de recursos às áreas mais atingidas”, explica Marquito.

De acordo com o presidente da Comissão, os números são alarmantes. “Um total de 2 mil pessoas foram atingidas e centenas de residências danificadas. Além disso, se fechou escolas e comunidades inteiras ficaram sem acesso à água e energia elétrica. “Muitos municípios pediram ajuda para a construção dos planos de contingência. Pois precisam de equipes preparadas e recursos para prevenção a eventos climáticos e reconstrução”, declarou Marquito.

Municípios que decretaram situação de emergência: Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José, Palhoça, Governador Celso Ramos, Itapema, São Pedro de Alcântara e Gaspar.

Riscos permanentes

Ambientalista e engenheiro agrônomo, o deputado Marquito tem priorizado as ações do seu mandato para alertar sobre a situação permanente de risco e que os municípios precisam de investimentos e estrutura para o enfrentamento a eventos climáticos extremos.

Deputado Marquito, na Alesc. Foto: divulgação

“Santa Catarina é o terceiro estado mais atingido por desastres naturais, no Brasil, nos últimos 20 anos. A crise climática já é uma realidade, não podemos mais esperar”, diz o deputado. Ele defende que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem unir forças e priorizar políticas administrativas que possam preparar os municípios para esse preocupante cenário.