
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, na tarde dessa quinta-feira (15) um balanço sobre o número de aposentados e pensionistas que registraram pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas.
De acordo com o instituto, 1.051.238 de segurados formalizaram a contestação na plataforma “Meu INSS” ou pelo canal 135 de atendimento telefônico. Os dados também destacam que 17.963 informaram que o desconto foi autorizado.
Ao todo são 41 entidades associativas contestadas em todos esses lançamentos, abrangendo todas que têm ou tinham algum credenciamento com o órgão para fazer o desconto. Este é apenas o segundo dia de funcionamento do serviço que permite ao beneficiário consultar quanto teve de descontos ao longo dos últimos anos.
Cerca de nove milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações.
Em seu site, o INSS alerta que não tem feito ligações telefônicas nem enviado mensagens SMS por e-mail, WhatsApp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.
“É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo “Meu INSS”. Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação”, disse a autarquia, em nota.
As informações de interesse dos cidadãos serão divulgadas pelos meios oficiais do instituto: o site do INSS e as redes sociais oficiais do INSS com símbolo de conta verificada.
Em caso de dúvidas, o cidadão deve ligar para a central de teleatendimento 135.