Região Mundo

Cientistas revivem espécie de lobo extinta há 13 mil anos

A criação dos três lobos foi feita pela empresa Colossal Biosciences

Autor
Cientistas revivem espécie de lobo extinta há 13 mil anos
Foto: Divulgação

Uma empresa norte-americana de biotecnologia conseguido alcançar um feito inédito. Cientistas conseguiram reviver uma espécie de lobo gigante que foi extinta há cerca de 13 mil anos.

PUBLICIDADE

A criação dos três lobos foi feita pela empresa Colossal Biosciences. Os cientistas introduziram mais de 20 edições genéticas em 14 genes do lobo cinzento comum, personalizando o DNA para recriar o predador pré-histórico com precisão.

Como resultado, nasceram três lobos saudáveis, dois machos de 6 meses e uma fêmea de 3 meses.  Os lobos gigantes dominaram o sul do Canadá e os Estados Unidos no passado. Com dentes e mandíbulas enormes, eles caçavam cavalos, bisões e mamutes. Mas a extinção dessas presas, provocada pela caça de humanos, teria contribuído também para o desaparecimento deles.

Em 2021, uma equipe de cientistas conseguiu recuperar o DNA do lobo-terrível a partir de amostras de dois fósseis. O DNA foi recuperado de um dente de 13 mil anos e um crânio de 72 mil anos, encontrados nos estados de Ohio e Idaho.

Com os dados genéticos, foi possível afirmar que o lobo cinzento é o parente vivo mais próximo do lobo gigante, eles compartilham 99,5% do código de DNA. Com isso, os pesquisadores editaram o genoma do lobo cinzento em 20 locais ao longo de 14 genes para expressar características específicas dos lobos.

Os animais estão sendo criados em um centro de preservação da vida selvagem no norte dos Estados Unidos. A localização exata é mantida em segredo para evitar visitas de curiosos.