Região Balneário / Itajaí

Ranchos da pesca da tainha são modernizados em Balneário Camboriú

Safra artesanal vai até o final de julho

Autor
Ranchos da pesca da tainha são modernizados em Balneário Camboriú
Foto: Divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú

A temporada da pesca da tainha começa nesta quarta-feira (1º) em todo o Brasil. Em Balneário Camboriú, assim como em outras cidades catarinenses, este é o momento de fartura de peixes, além de manter viva uma tradição centenária.

PUBLICIDADE

Neste ano, a prefeitura, através da Fundação Cultural, juntamente com a Polícia Militar e a Secretaria de Meio Ambiente, elaborou um plano especial que inclui uma melhor estrutura aos pescadores. A Colônia de Pescadores Z-7 da cidade participou da elaboração da ação.

Nesta temporada, os pescadores terão acesso a 10 pontos de observação e pesca. Também conhecidos como “ranchos”, esses locais servem de abrigo para os pescadores que monitoram a chegada do peixe nas praias.

Na Praia Central, por exemplo, cada um dos três ranchos (localizados na altura das ruas 2700, 3700 e 4100) foi modernizado. Serão instalados dois contêineres (um com banheiro) e duas tendas para dar apoio à vigília dos cardumes de tainha.

Os contêineres, que possuem área de descanso e energia elétrica, foram adesivados com identidade visual, para que os moradores e turistas estejam cientes do período da pesca.

Serão instaladas, assim também, tendas de apoio em Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho, região das Praias Agrestes. Além disso, os pescadores também receberão camisetas com o nome do rancho ao qual pertencem.

Patrimônio imaterial da cidade

Uma lei municipal reconhece a pesca da tainha como patrimônio cultural imaterial da cidade.

A Fundação Cultural informa que investiu mais de R$ 170 mil na pesca artesanal da tainha, considerada patrimônio cultural imaterial de Balneário Camboriú. Por último, os investimentos incluem também a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), que aportou R$ 150 mil.

A Semam contratou uma empresa com lancha e marinheiro para auxiliar na fiscalização, e também utilizará um quadriciclo durante a safra.

Durante a temporada, que vai até 31 de julho, estará proibido o uso de jet skis, lanchas rebocadoras e embarcações motorizadas nas orlas das praias. Redes de pesca tipo feiticeira e de malha, também, estão proibidas.

Segue os locais e pesca

  • Os Rapazes – Praia Central – altura da Rua 4100
  • Vô Luiz – Praia Central – altura da Rua 3700
  • Selma – Praia Central – altura da Rua 2700
  • Praia de Laranjeiras
  • Praia de Taquarinhas
  • Praia de Taquaras (dois ranchos)
  • Praia do Pinho
  • Praia do Estaleiro
  • Praia do Estaleirinho

Relacionadas