
Uma Velha Senhora de quase 100 anos. Em Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz comemorou nesta semana seus 99 anos, exatamente no dia 13 de maio. Apontada como o principal cartão-postal de Santa Catarina, ela ganhou reconhecimento internacional como um ícone da engenharia e da arquitetura brasileira e mundial. Além de ser a maior ponte pênsil do Brasil com 821 metros e uma das maiores do mundo, é Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do país.
Dessa forma, sua construção iniciou em 14 de novembro de 1922, e as obras duraram quase quatro anos. A inauguração ocorreu em 13 de maio de 1926. Com o objetivo de ligar a capital do estado, que na época era apenas na ilha de Santa Catarina, à cidade vizinha de São José.
Além disso, a intenção era substituir o antigo serviço de ligação por balsas, e permaneceu como única ligação rodoviária entre ilha e continente até 1975. Em 1982, o trânsito na ponte sofreu interdição total após inspeções de segurança. Entre 1988 e 1991, foi reaberta para pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, e após isso permaneceu interditada por 28 anos.
Ponte Hercílio Luz é patrimônio histórico
A ponte foi tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município de Florianópolis em 4 de agosto de 1992. Através do decreto de número 637/92. Dessa forma, na data em que comemoraram-se os 71 anos de sua construção, 13 de maio de 1997, o tombamento da ponte Hercílio Luz ganhou homologação do governo estadual. Através do decreto de número 1830, e no ano seguinte, em 5 de agosto de 1998, veio o tombamento em nível federal.
Em dezembro de 2024, foi entregue o novo sistema de iluminação cênica com tecnologia LED RGB de última geração, promovida pela empresa Quantum Engenharia. Um trabalho de alta complexidade, em que os especialistas enfrentaram vento, chuva e nevoeiro, fazendo rapel à noite, para dar novas cores à “Velha Senhora”, como se chama a estrutura, instalando mais de 7 mil projetores (mais de 1.300 na silhueta, de 5.600 nos pendurais e de 150 nas torres), além de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento e controle desses equipamentos.
Infelizmente, às vésperas do aniversário, foi novamente alvo de furtos de cabeamento, ficando parcialmente sem iluminação. Diante da situação, a Quantum Engenharia realizou, de forma totalmente voluntária, a doação de materiais e serviços para a recomposição emergencial dos circuitos elétricos da iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, que voltou a brilhar em sua plenitude.