Região Brasil

Quais carros a inDrive aceita em 2024? Veja os requisitos e modelos

Aplicativo permite negociação entre motorista e passageiro

Autor
Quais carros a inDrive aceita em 2024? Veja os requisitos e modelos
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Semelhante ao Uber e ao 99, o serviço de viagens via aplicativo para dispositivos móveis, inDrive, está crescendo cada vez mais no Brasil. Ele é conhecido por ser o mais econômico e justamente por permitir a negociação entre passageiros e condutores. Mas, se você quer ser um motorista, você já sabe quais carros a InDrive aceita em 2024 e os critérios para cadastro?

PUBLICIDADE

Para estar no inDrive o veículo deve ter sido fabricado há pelo menos 10 anos. Além disso, o carro deve ter 4 portas, 5 lugares e ar-condicionado funcionando perfeitamente. Vale lembrar que o ano de fabricação do carro também depende de onde o interessado quer atuar. Portanto, é preciso verificar a idade veicular mínima aceita em sua cidade.

Outros requisitos básicos são: ter cinto de segurança em todos os assentos, excelente limpeza interna e dispositivo de som. Os serviços realizados são de mobilidade, entregas, fretes, crédito e tarefas sob demanda. 

Uma dica importante é a de ter cadeirinha disponível para crianças ou até mesmo o bebê conforto, para bebês. No momento do chamado, o pasageiro vai indicar esta necessidade no aplicativo. Porém se você tiver o equipamento de segurança, obviamente terá mais chance de conseguir fazer o trajeto, se comparado aos que não possuem.

Posso ser motorista inDrive?

Quem deseja ser motorista inDrive em 2024 precisa ter pelo menos 21 anos de idade e carteira de habilitação, no mínimo, categoria B. Ainda assim, é preciso possuir carteira de motorista válida, ter um carro em bom estado de conservação, possuir seguro do veículo, estar cadastrado no aplicativo e passar pela avaliação.

Agora, é importante ficar atento! Isso porquê, mesmo depois de aceito na plataforma, o motorista pode perder o direito a operar nela. Caso o condutor não siga as regras, como por exemplo, manter o veículo em condições de higiene ruins ou até mesmo quando recebe muitas reclamações dos usuários, a matrícula é cancelada.

Outros fatores, como falta de espaço descrito, muitos ruídos dentro do ambiente do veículo, ação por má fé, ou qualquer tipo de importunação ao passageiro também podem levar à perda do cadastro. Em suma, é importante lembrar que os passageiros podem escolher o motorista, de acordo com as avaliações disponíveis no aplicativo.

A inDrive, no momento do cadastro, solicita avaliação de ficha criminal do motorista. Portanto, a efetivação somente será feita se a ficha estiver limpa. Essa também é uma das normas para que o profissional possa fazer parte da equipe e prestar os serviços necessários, com qualidade, aos clientes.

Modelos de carros aceitos

Não são todos os modelos de carros que são aceitos na InDrive. A empresa possui algumas restrições, tais como: não aceita carros com plotagem ou adesivos; recusa veículos utilitários, pick-ups, ônibus e vans; recursa carros com placas de outros estados diferentes do local de atuação e não aceita veículos que tenham sido modificados de alguma forma, em relação aos padrões originais.

Dentre os principais modelos de carros aceitos na inDrive, podemos citar os modelos mais populares atualmente. O Chevrolet Onix, Fiat Uno, Volkswagen Gol e Ford Ka. Contudo, a empresa também recebe modelos mais recentes, como o Chevrolet Prisma, Fiat Argo, Volkswagen Polo, Ford Ka modelo novo, Renault Sandero e Ford Fiesta.

InDrive disponível para empresas

O serviço inDrive Delivery Pro foi criado para grandes empresas. Esta modalidade surge como uma possibilidade de ajudar as empresas, economizando tempo na operação de entregas, excluindo a necessidade de contratar uma empresa de logística, por exemplo.

A InDrive oferece o serviço através de uma versão Web, que possibilita a gestão simultânea de até 100 entregas. Veja as características do inDrive Delivery Pro:

  • Integração ao motor de entrega dos processos do cliente
  • Conexão ao módulo de rastreamento de entrega
  • Sistema de gerenciamento de cada entrega, dos turnos, painéis operacionais e financeiros
  • Aplicativo dedicado para os entregadores
  • Recursos de agendamento e roteamento online
  • Serviços financeiros
  • Contratos firmados diretamente com os clientes corporativos

Além disso, está disponível o aplicativo inDrive.Entregas, para pequenas empresas. Nesta modalidade, são feitos os fretes de mercadorias acima de 20 quilos. Para fazer o cadastro é simples, você precisa apenas de um número de telefone, veja:

  1. Digite seu número de telefone para receber o código de verificação via SMS. Somente os entregadores que aceitarem sua solicitação poderão vê-lo
  2. Digite o código do SMS
  3. Escolha como os entregadores devem ligar para você
  4. Escolha o tipo de entrega de que você precisa: comercial ou pessoal

Os fretes estão disponíveis em mais de 260 cidades, em 38 países. Atualmente, a empresa registra mais de 175 milhões de instalações.

InDrive no Top 3 dos aplicativos

A inDrive chegou ao Top 3 dos aplicativos de transporte compartilhado mais baixados. A plataforma global de mobilidade e serviços urbanos atingiu, nos anos de 2022 e 2023, a segunda colocação, de acordo com a recente publicação do data.ai, um provedor de análises de inteligência de dados.

O serviço está disponível desde setembro de 2018, nos EUA. Fundado em 2013, o app de mobilidade já ulttrapassou os 240 milhões de downloads. No Brasil, o inDrive opera em 180 cidades. Contudo, em todo o mundo, 749 cidades utilizam os serviços, em 46 países.

CEO no Web Summit Rio 2024. Foto: Divulgação/InDrive

Arsen Tomsky é o Fundador e CEO do inDrive. Ele lidera a equipe global da empresa, com mais de 2700 funcionários. Neste ano, Tomsky participou do Web Summit Rio, onde falou sobre as perspectivas para o futuro da empresa.

Como faço para usar o InDrive?

Se você quer ser passageiro e desfrutar do serviço, mas não sabe como utilizar o inDrive, é simples. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Baixar o aplicativo
  2. Inserir o número de telefone e confirmar com o código
  3. Selecionar a opção “Cidade” no menu lateral
  4. Inserir os endereços de partida e destino
  5. Oferecer uma tarifa
  6. Escolher um motorista

Por fim, você já sabe que pode negociar o seu preço com o motorista, portanto é importante que antes de realizar o trajeto você esteja bem informado sobre a média de preço de outros aplicativos. Mas, se não souber, não se preocupe, pois as viagens com o inDrive são, em média, 20% mais baratas do que as de serviços prestados em outras plataformas.

Relacionadas