A cidade de Itapema lança, neste sábado, a 13ª edição do Projeto Vida na Praia. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida já podem se programar para mais uma temporada da iniciativa, que promove inclusão na orla da praia em dois pontos da cidade até o dia 4 de março, gratuitamente. O Projeto Vida na Praia oferece cadeiras anfíbias adaptadas e conta com monitores treinados para acompanhar os visitantes em banhos de mar.
A Associação das Pessoas com Deficiência para a Inclusão (ADI), em parceria com a Prefeitura de Itapema, realiza a ação. Duas tendas oferecem infraestrutura e acolhimento na Avenida Beira Mar, ao lado do Rancho do Pescador (Centro), e na rua 217, no Calçadão de Meia Praia. O município liderou em Santa Catarina o desenvolvimento deste projeto, que já atendeu, nesse sentido, quase três mil pessoas de todo o país.
Os responsáveis projetaram as cadeiras com segurança e incluíram adaptações, garantindo diversão e acessibilidade para adultos e crianças. Todas as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e, do mesmo modo, dificuldade para tomar banho de mar encontram no projeto uma oportunidade de participação e lazer.
“Agradecemos a oportunidade de promover a inclusão novamente em Itapema, com um projeto que a cidade já abraçou e fortalece a cada ano. Utilizar os espaços públicos é um direito de todos, e o Vida na Praia estimula outras iniciativas em prol das pessoas com deficiência. Além disso, possibilita que todos aproveitem o melhor do nosso litoral”, destaca Joel Eyroff, ex-presidente da ADI.
Iniciativa será todos os sábados, domingo e feriados até o começo de março
Fundada em 2010, a Associação das Pessoas com Deficiência para a Inclusão (ADI) adota como lema “essignificar e transformar vidas”. Dessa forma promovendo inclusão social, projetos educativos, defesa de direitos dos cidadãos e integração comunitária de PCD’s e seus familiares com acesso à cidade. Neste sábado, a abertura oficial da temporada 2024/2025 acontece no ponto da Meia Praia, a partir das 14h.
Todos os sábados, domingos e feriados entre os dias 14 de dezembro e 4 de março, as cadeiras e os monitores atendem gratuitamente a população PcD e de mobilidade reduzida. O programa funciona das 8h30min às 11h30min, bem como, das 13h30min às 16h30min.