Foram distribuídos, pelo Governo do Estado, cerca de 45 mil pacotes de sementes de hortaliças nas escolas, para fomentar os projetos de horta pedagógica, um espaço multidisciplinar de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
O projeto Hortas do Saber está fazendo sucesso entre os alunos e a comunidade escolar da rede estadual de ensino. O projeto contribui para formação de pessoas mais comprometidas com o meio ambiente, através da produção e consumo de alimentos in naturais.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) que valoriza o trabalho com horta nas escolas e o ressalta como uma ferramenta essencial no processo de ensino e aprendizagem.
O projeto Hortas do Saber proporciona também aprendizado sobre a biodiversidade e o ciclo de vida das plantas, em que os estudantes compreendem como as suas atitudes podem influenciar no planeta.
Atividades como compostagem, uso responsável da água, cultivo de alimentos saudáveis e livre de agrotóxicos, colheita dos vegetais e sua utilização nas refeições diárias, propiciam aos estudantes a vivência na prática dos conceitos de sustentabilidade e nutrição.
As atividades promovem um maior engajamento e responsabilidade em relação ao meio ambiente e à formação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, o projeto também incentiva o resgate da cultura guarani, que é ponto de partida para escolher tudo que envolve a horta.