No dia 29 de junho, comemorou-se o Dia do Pescador. Em alusão à data, a Prefeitura de Itajaí promove uma programação voltada aos homens do mar durante a próxima semana. Será a Semana do Pescador com ações de saúde, eventos de lazer e negócios e, além disso, um mutirão de empregos especial, com vagas específicas no setor pesqueiro.
O mutirão acontece no Balcão de Empregos de Itajaí, na próxima quarta (03) e quinta-feira (04), das 13h30 às 17h30. Serão ofertadas vagas operacionais e administrativas na indústria pesqueira, com mais de 170 oportunidades disponíveis para contratação imediata. O Balcão de Empregos fica na rua Manoel Vieira Garção, 120, no térreo do edifício Zen Tower.
Os trabalhadores da indústria pesqueira terão acesso a ações de orientação de saúde e prevenção de doenças. De segunda a quinta-feira, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão aferindo pressão arterial, medindo glicose e fornecendo orientações gerais sobre saúde em algumas empresas do município.
A ação ocorrerá na segunda-feira na empresa Davi Gregório, a partir das 11h30; na terça-feira na empresa Kowalsky, a partir das 12h30; na quarta-feira na empresa Caes do Atlântico, das 10h30 às 13h30 e, bem como na quinta-feira na empresa Vitalmar, das 11h15 às 14h.
Iniciativas apoiadas pelo Município
Eventos de lazer e negócios, com apoio da Prefeitura de Itajaí, da mesma forma integram a Semana do Pescador. Entre eles, destaca-se o Marina Itajaí Boat Show, que começa na quinta-feira (04) e segue até sábado (07) de julho, na Marina Itajaí. Esta é a segunda edição do evento que reúne marcas mundiais de embarcações e equipamentos náuticos.
Por fim, ocorre a Expomar, entre os dias 9 e 11 de julho, no Centreventos de Itajaí. A feira reúne todas as cadeias produtivas e de negócios que atendem à pesca, maricultura e logística. O evento vai oferecer espaço para negócios, estratégias para o setor, tendências, perspectivas, tecnologias, assim como assuntos técnicos.
Festa do Peixe cancelada
A tradicional Festa do Peixe de Itajaí, que seria realizada no último sábado (29), foi cancelada em maio. De acordo com a Prefeitura de Itajaí, o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), todo o pescado que seria distribuído à comunidade foi doado à população gaúcha, vítima das enchentes.