O programa Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foi apresentado nesta semana aos colaboradores do Hemosc de Blumenau. O intuito do programa é ampliar ações em prol de adolescentes em situação de acolhimento institucional. Assim, a instituição destinada a salvar vidas, pode ser a nova parceira nesta jornada.
Durante o encontro, portanto, a palestrante detalhou as ações do programa e discutidas novas formas de colaboração, como a ampliação da já existente parceria com a iniciativa Tampinha do Bem. A interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc – Sesi – Senai/SC, Lígia Urbini Eugênio, fez a mediação.
“Foi um momento muito especial. Tivemos a oportunidade de apresentar o programa em detalhes e explorar maneiras de fortalecer ainda mais a parceria com o Hemosc, cujos colaboradores demonstraram grande interesse em contribuir para essa causa tão importante”, destaca Lígia.
A apresentação é sempre uma forma de criar e fomentar parcerias. Desta forma, a comunidade se envolve em ações sociais que visam, contudo, transformar a realidade de adolescentes em situação de vulnerabilidade. É justamente este o objetivo do projeto: promover educação, desenvolvimento e oportunidades para um futuro mais promissor aos adolescentes.
Programa Novos Caminhos
Lançado em 2013, o programa Novos Caminhos oferece suporte educacional e profissional a adolescentes em situação de acolhimento institucional, em Santa Catarina. Entretanto, a iniciativa teve origem em um Termo de Cooperação firmado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
Enfim, nesses 11 anos de ações, o programa tem como apoiadores a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Ministério Público de Santa Catarina, Senac/Sesc, Associação Catarinense de Medicina, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, Senar/SC e Centro de Integração Empresa-Escola.