Nesta terça-feira, uma nova operação do Programa de Proteção ao Consumidor (Procon) de Santa Catarina surpreendeu um dentista que realizava procedimentos estéticos de maneira ilegal em Florianópolis. Em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) e Conselho Regional de Odontologia (CRO-SC), a equipe notificou o profissional. Na segunda-feira (9), um caso semellhante ocorreu em Balneário Camboriú.
Conforme o Procon, o dentista da Capital terá um prazo para apresentar sua defesa. Porém, deve passar por um processo administrativa por propaganda enganosa. Isso porque ele vendia procedimento de rinoplastia definitiva, mas o procedimento exige manutenção.
“Rinomodelação definitiva não existe. O produto é absorvido, então configura propaganda enganosa”, afirma a advogada do CRM-SC, Mariah Martins. “Blefaroplastia e otoplastia somente médicos podem realizar. Dentistas não estão habilitados”.
A procuradora-geral do CRO-SC, Dulcianne Beckhauser, explica que o cirurgião dentista pode fazer procimentos de harmonização facial, exceto os que estão elencandos em uma resolução do Conselho Federal de Odontologia. De acordo com ela, são cirurgias abertas na face para correções estéticas. Nestes casos, os dentistas não têm licença.
Cuidado com a escolha dos profissionais
A diretora do Procon de Santa Catarina, delegada Michele Alves, reforça o pedido para que consumidores pesquisem muito bem o profissional com o qual irá realizar algum procedimento estético. É importante verificar seu currículo, histórico profissional e de atendimento a outros pacientes.