
O Programa de Proteção ao Consumidor (Procon) estadual convidou representantes da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) para uma reunião nos próximos dias para entender os problemas relatados por consumidores nas últimas semanas. As reclamações recebidas pelo órgão tratam principalmente de cobranças excessivas e indevidas nas faturas de energia.
Apenas neste ano, o Procon recebeu 208 reclamações da Celesc. Nos últimos 30 dias, houve 30 queixas formais, ou seja, média de uma por dia. Consumidores relatam problemas após a troca do medidor de energia, cobranças excessivas e/ou feitas a partir das médias de consumo dos últimos meses.
De acordo com o Procon, no encontro com a Celesc, o órgão vai procurar entender o motivo das reclamações e cobrar um posicionamento da empresa em relação aos direitos dos consumidores.
Desde 2024, quando diversos moradores relataram transtornos devido a troca de sistemas da Celesc, o Procon tem cobrado ações da empresa.
“Desde o ano passado (2024), nós estamos em tratativas com a Celesc, sobretudo em relação à mudança de sistema, o que gerou muitas reclamações. O Procon SC recebe as reclamações (sobre a Celesc) de todos os Procons municipais de Santa Catarina e estamos tratando com a empresa para resolver os problemas dos consumidores”, explica a delegada Michele Alves, diretora do Procon estadual.
O Procon orienta ao consumidor que tiver algum problema com a conta de luz que procure o órgão de defesa consumidor.
Leia mais: Procon de São José aplica multa de R$ 62 mil à Celesc por falhas no atendimento