Região Santa Catarina

Previsão aponta frente fria, ventos, ressaca e queda na temperatura

Defesa Civil emitiu três alertas neste domingo, com mínimas de até 2°

Autor
Previsão aponta frente fria, ventos, ressaca e queda na temperatura
Foto: Divulgação / Redes Sociais

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu três alertas consecutivos para o estado a partir deste domingo (27), em razão de condições climáticas adversas previstas até quarta-feira (30). Os avisos envolvem risco de temporais com alagamentos, ventos fortes e mar muito agitado. As autoridades, portanto, orientam a população a adotar medidas de precaução e evitar áreas de risco.

PUBLICIDADE

As temperaturas tendem a cair e chegar até 2° até quarta-feira (30).

Domingo: frente fria provoca temporais e risco de alagamentos

A passagem de uma frente fria neste domingo deixou o tempo instável em todas as regiões do estado. Desde a madrugada, áreas do Grande Oeste e Sul registraram chuvas intensas, que seguiram ao longo da manhã e da tarde. Já entre a tarde e a noite, a instabilidade avançou para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte catarinense.

Durante os temporais, foram registrados raios, chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade pontual de granizo. Com isso, a Defesa Civil classificou o risco de alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos, árvores e danos na rede elétrica como moderado a alto.

Apesar da tendência de melhora com o afastamento da frente fria no fim da noite, o vento sul deve ganhar força, exigindo atenção da população.

Recomendações da Defesa Civil:

  • Busque abrigo em locais seguros durante os temporais;
  • Evite permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes de energia;
  • Jamais atravesse ruas alagadas ou pontilhões submersos.

Segunda (28) e terça-feira (29): ciclone provoca ventos de até 80 km/h na faixa leste

A partir da manhã de segunda-feira (28), a atuação de um ciclone em alto-mar próximo à costa catarinense deve provocar intensas rajadas de vento do quadrante sul, principalmente na faixa leste do estado. A situação, contudo, se estende até a terça-feira (29), com risco moderado a alto para danos estruturais.

As rajadas de vento devem variar entre 60 e 70 km/h em média, podendo ultrapassar 80 km/h entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Há possibilidade de destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Arte: Divulgação / Defesa Civil de SC

Defesa Civil orienta:

  • Evite ficar próximo a objetos que possam ser arremessados pelo vento;
  • Não transite ou, do mesmo modo, se abrigue perto de árvores e estruturas frágeis;
  • Em caso de emergência, acione o 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

De segunda (28) até quarta-feira (30): Mar muito agitado e risco de ressaca

Além dos ventos intensos, o mar também apresentará condições perigosas a partir desta segunda-feira (28). O ciclone extratropical em alto-mar deve manter o mar bastante agitado, com ondas acima de 3 metros em todo o litoral catarinense. Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, a previsão aponta ondas entre 4 e 5 metros próximo à costa e superiores a 6 metros em alto-mar.

O risco para ocorrências como ressaca, erosão costeira, acidentes com embarcações, esportes náuticos e banhistas é considerad, dessa forma, alto a muito alto.

Recomendações da Defesa Civil:

  • Evite qualquer atividade no mar, como pesca bem como navegação;
  • Não caminhe ou pedale em calçadões se as ondas atingirem a orla;
  • Fique atento aos alertas e atualizações emitidos pelos órgãos oficiais.

A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os avisos meteorológicos, bem como, seguir as orientações preventivas. Em caso de necessidade, os canais de emergência seguem disponíveis para atendimento à população.

Relacionadas