Região Brasil

Preta Gil, ícone da música brasileira, morre aos 50 anos

Cantora lutava contra um câncer no intestino e estava em tratamento no EUA

Autor
Preta Gil, ícone da música brasileira, morre aos 50 anos

Ícone da música e da cultura brasileira, a cantora, empresária e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos de idade. Ela estava em tratamento nos EUA e lutava contra um câncer no intestino desde 2023. Preta estava hospedada em Nova York e viajava para Washington para receber o tratamento em um centro médico especializado.

PUBLICIDADE

Preta teve uma piora no quadro na última quarta-feira (16), quando foi realizar mais uma sessão de quimioterapia e passou mal. Então, os médicos detectaram que a doença tinha se alastrado.

A artista é filha do cantor Gilberto Gil e Sandra Gadelha. Ela teve apenas um filho, Francisco Gil, também conhecido como Fran, músico que completa o trio do grupo Gilsons. A cantora deixa também uma neta e cinco irmãos.

Preta Gil tratava um câncer de intestino

Em janeiro de 2023, a artista recebeu o diagnóstico de câncer de intestino. Preta Gil chegou a anunciar em dezembro que chegaria ao fim do tratamento. Seguindo o procedimento padrão para pacientes oncológicos, ela continuaria o acompanhamento da doença pelos próximos cinco anos.

Porém, este seria o período em que novos tumores poderiam voltar a aparecer. E assim aconteceu. A doença voltou em agosto deste ano. Os médicos identificaram dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Portanto, Preta Gil passou pela cirurgia para retirada e seguiu com novo tratamento.

Contudo, ela voltou a ser internada e passou a buscar por novas alternativas no exterior. Por fim, a artista estava em tratamento nos EUA, mas não resistiu e acabou morrendo.

Câncer colorretal

Também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, o tipo de câncer que a cantora teve abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto – final do intestino, imediatamente antes do ânus – e ânus.

Matéria ampliada às 20h50

Relacionadas