Região Brasil

Lula volta ao Rio Grande acompanhado de Lira e Pacheco

O presidente prometeu auxílio federal para estradas, escolas e moradias

Lula volta ao Rio Grande acompanhado de Lira e Pacheco
Foto: Divulgação / Secom - Gov Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pousou no Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (5). Na Capital, Porto Alegre, ao lado do governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), Lula participou de coletiva e a seguir sobrevoou áreas da região metropolitana, avaliando os estragos causados pelas enchentes dos últimos dias.

PUBLICIDADE

Em sua fala, o presidente afirmou que o governo federal vai destinar ao Rio Grande do Sul ajuda para recuperação de estradas, retomada das aulas e reconstrução de moradias. “Eu quero te dizer que não fique preocupado, porque o governo federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar você a recuperar as estradas estaduais”, disse Lula a Leite. Sobre a educação o presidente enfatizou de “fazer com que as crianças voltem a ter aula é uma prioridade tão importante quanto água para beber”.

Já sobre reconstrução das casas destruídas pela água, Lula disse que, Jader Filho, o ministro das Cidades, vai encontrar com os prefeitos, para elaboração de projetos para reconstrução das moradias. No discurso, ele destacou que os governos (federal, do estado e prefeituras), não podem permitir que as pessoas reconstruam as casas no mesmo local onde havia a casa que caiu.

Lula já havia estado no Rio Grande do Sul na quinta-feira (2). Na ocasião que desembarcou em Santa Maria, ele já havia dito que não faltarão recursos do governo federal para socorrer o estado que vive o “pior desastre climático” da história, segundo o governador Eduardo Leite.

Comitiva presidencial incluiu presidentes da Câmara e do Senado

Na nova visita ao estado gaúcho, Lula esteve acompanhado de uma comitiva que incluiu os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também acompanhavam o chefe do executivo da nação, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Nísia Trindade (Saúde).

A comitiva presidencial que chegou neste domingo, se uniu aos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), que chegaram ao Rio Grande ainda no sábado (4) de manhã e acompanham as ações integradas de resgate e assistência às vítimas.

Relacionadas