
A Prefeitura de Brusque assinou nesta terça-feira (22) um financiamento no valor de R$ 20 milhões com a Caixa Econômica Federal. O governo municipal vai destinar todo o recurso à aquisição de novos equipamentos e veículos para a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
O convênio foi formalizado durante reunião no gabinete do prefeito André Vechi e contou com a presença de secretários municipais e representantes da Caixa. O objetivo do investimento, portanto, modernizar e ampliar a capacidade operacional da pasta, que concentra a maior parte das demandas da população.
Entre os itens que serão adquiridos estão 6 retroescavadeiras, 2 pás carregadeiras, 4 caminhões truck tracionados, 2 caminhões toco, 6 minicarregadeiras, 2 caminhões-pipa, 1 hidrojato, 1 van com capacidade para 20 passageiros, 1 vibroacabadora, 1 rolo compactador, 1 patrola Caterpillar, 1 trator Bundy cabinado, 2 caçambas para limpeza de valas, 4 caminhões com cabine complementar e 1 fresadora.
Economia com alugueis
Com essa nova frota, a Secretaria de Obras de Brusque pretende ampliar frentes de trabalho, reduzir o tempo de resposta às solicitações. Outro benefício direto é a diminuição dos custos com aluguel de maquinário. A gestão municipal avalia que a substituição de serviços terceirizados por estrutura própria pode gerar economia superior a R$ 55 milhões ao longo dos próximos dez anos.

Além da economia, a Prefeitura destaca que a pasta já conta com servidores capacitados para operar os novos equipamentos, o que garante eficiência e produtividade nas operações. A medida também atende à estratégia de reestruturação da Secretaria de Obras, que tem recebido investimentos contínuos para melhorar a infraestrutura e, ainda assim, os serviços prestados à população.
De acordo com a administração municipal, o financiamento representa um investimento estratégico. Os ganhos em economicidade e a maior agilidade no atendimento às demandas cotidianas, já justificam a operação. Ações como patrolamento de ruas, manutenção da iluminação pública, bem como, limpeza urbana, vão compensar o custo da operação.
Com essa ação, a gestão municipal reforça o compromisso com a melhoria dos serviços urbanos e com a otimização dos recursos públicos. A Prefeitura de Brusque prevê incorporar os novos equipamentos à frota municipal nos próximos meses.