Região Balneário / Itajaí / Itapema

Prefeitura de Balneário Camboriú orienta moradores sobre o saque do FGTS

Moradores afetados pelos chuvas de janeiro têm direito ao benefício

Autor
Prefeitura de Balneário Camboriú orienta moradores sobre o saque do FGTS
Foto: Divulgação / Agência Brasil

Os moradores de Balneário Camboriú, atingidos pelas chuvas de 16 de janeiro de 2025, devem ficar atentos ao procedimento para solicitar o Saque Emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) da Caixa Econômica Federal (CEF).

PUBLICIDADE

De acordo com a administração, os moradores afetados têm até a próxima quarta-feira (20) para informar seu endereço e habilitar residentes. Apenas aqueles que registraram alagamentos ou outras ocorrências em seus imóveis podem solicitar o serviço.

A Defesa Civil de Balneário Camboriú informou que já cadastrou algumas informações preliminares de endereços no sistema, com base nos relatórios emitidos na época dos alagamentos. No entanto, os moradores precisam participar do processo para garantir que nenhuma residência fique de fora. Para cadastrar o endereço, basta acessar o link disponível no site da prefeitura.

Saque do FGTS

Após cadastrar as ruas afetadas, a CEF liberará o saque do FGTS, que ficará disponível até 8 de maio. Os moradores que enfrentaram alagamentos ou deslizamentos, resultando em danos materiais e/ou prejuízos, podem solicitar o benefício.

Para fazer a solicitação, basta acessar o aplicativo FGTS (confira o passo a passo no final do texto) ou ir até uma agência da CEF. O solicitante deve informar nome completo, CPF ou número de inscrição PIS/PASEP/NIS, endereço completo e telefone. Também precisa apresentar um documento de identificação pessoal, carteira de trabalho, comprovante de residência e imagens da residência afetada.

O trabalhador que sofreu danos pode requerer a liberação de até R$ 6.220 de cada conta vinculada ao seu nome. Uma das regras é que o morador não tenha feito um saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. Considerando as ocorrências que a Defesa Civil registrou e os cadastros realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família, a estimativa é que cerca de 400 famílias tenham direito ao saque em Balneário Camboriú.

Relacionadas