O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, viaja ao Rio Grande do Sul (RS) na manhã desta quinta-feira (30). Acompanhado da primeira-dama, Sueli Hildebrandt, e da secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Sasse, ele visitará as cidades gaúchas de Lajeado e Estrela, que foram duramente atingidas pelas enchentes que atingiram o Estado no começo do mês.
A comitiva deve chegar ao município de Estrela no início da tarde, onde se encontrará com o prefeito gaúcho, Elmar Schneider. A visita a Lajeado e o encontro com o prefeito Marcelo Caumo está programada para a manhã de sexta-feira (31). As duas cidades foram “adotadas” por Blumenau e estão sendo auxiliadas pelas equipes da Prefeitura.
Troca de experiências entre as cidades
“Além das equipes com máquinas que estão auxiliando na limpeza das duas cidades, temos também equipes da assistência social e saúde atuando nos abrigos e atendimento aos atingidos. O objetivo da visita é ajudar os prefeitos e orientá-los com base na experiência que as enchentes e a tragédia de 2008 nos deram”, explica Hildebrandt.
Tanto a secretária Patrícia Sasse, quanto a primeira-dama Sueli Hildebrandt têm formação profissional da área social e atuaram no atendimento aos desabrigados e apoio na central de donativos em Blumenau em 2008.
“Um dos grandes desafios que a nossa equipe, que já está no Rio Grande do Sul trabalhando, nos relata é a organização que ainda precisa ser ajustada nos abrigos e atendimento aos desabrigados nas duas cidades. O que nós faremos é frisar e auxiliar na organização desses locais, que sabemos são de extrema importância nesse momento e ainda se estenderão por mais tempo”, explica Patrícia.
O retorno do prefeito e da equipe para Blumenau está programado para a tarde de sexta-feira.
Ajuda para Lajeado e Estrela
Blumenau está mantendo em Lajeado e Estrela profissionais da Assistência Social, da Secretaria de Educação, além de maquinários que ajudam na limpeza e reconstrução das cidades gaúchas.
No dia 13 de maio, um comboio com o maquinário e os operadores que Blumenau partiu com destino ao Rio Grande do Sul. Nesta missão de acolhimento à cidade de Lajeado, o Samae disponibilizou duas retroescavadeiras, dois caminhões pipa e mais duas caçambas, além de seis operadores.
Já a Intendência Distrital da Vila Itoupava forneceu uma retroescavadeira, uma caçamba e um caminhão pipa, além de sete operadores. Da Secretaria de Saúde de Blumenau, uma equipe de apoio emocional, contendo dois enfermeiros, um médico e um psicólogo também segui para Estrela.