
Após quase três anos, toda a extensão da Praia Central de Balneário Camboriú está totalmente própria para banho. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou essa constatação nesta sexta-feira (28) em seu relatório. Pela primeira vez desde 2022, as análises regulares, realizadas semanalmente, apontaram um índice de total balneabilidade na temporada de verão, conforme o histórico do IMA. O local já havia registrado 100% dos pontos impróprios para banho devido à ineficiência do esgoto.
Além da Praia Central de Balneário Camboriú, as praias de Laranjeiras, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras também apresentam condições adequadas para os banhistas. Dos 15 pontos analisados pelo IMA, apenas a Lagoa de Taquaras segue imprópria.
“Estamos promovendo melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), como a substituição das membranas da lagoa de aeração, e já iniciamos o processo de licitação para o tratamento preliminar. Essas ações vão aumentar a eficiência da ETE e garantir que os resultados na Praia Central continuem positivos”, afirmou Auri Pavoni, diretor-presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa).
Melhorias
Nas últimas semanas, a Emasa, autarquia da Prefeitura de Balneário Camboriú começou a substituir duas mil membranas não originais, que comprometiam o funcionamento da lagoa de aeração da ETE, localizada no Bairro Nova Esperança. Essas membranas ficam abaixo dos aeradores, equipamentos essenciais para remover poluentes biológicos e outros resíduos dos efluentes. A manutenção inclui, ainda assim, a troca das membranas rasgadas e das abraçadeiras deterioradas.
Além disso, a Emasa relançou a licitação para reformar e ampliar o tratamento preliminar da ETE. Essa etapa separa rejeitos como fios de cabelo, cotonetes, areia e gordura. As melhorias planejadas abrangem sistemas elétricos e hidráulicos, além da modernização das unidades de gradeamento, peneiramento, remoção de gordura, bem como, medição do sistema. O investimento estimado é de R$ 35,5 milhões.