
O Governo de Santa Catarina lançou uma ação inédita para análise e construção do Manual de Operações de Barragens. O manual será aplicado nas principais barragens do estado e a consulta pública, que foi aberta nesta segunda-feira (7), segue disponível para quem quiser participar. Desta forma, a população e órgãos técnicos terão a oportunidade de participar ativamente da revisão e aprimoramento das diretrizes que orientam a operação das barragens.
A consulta pública é realizada em uma página específica, no site oficial da Defesa Civil. Portanto, no espaço virtual, será possível acessar o conteúdo completo do manual e preencher o formulário disponível.
Manual de Operações de Barragens em SC
As barragens que entram neste manual de operações são as principais estruturas operadas pelo Estado, ou seja, as barragens de Ituporanga, Taió e José Boiteux. Conforme o secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, essa abertura ao diálogo público representa um marco importante para a gestão de risco e desastres em Santa Catarina.
“Esta é uma oportunidade histórica para Santa Catarina. A operação das barragens é fundamental para garantir a segurança das populações que vivem em áreas vulneráveis, e queremos que a sociedade faça parte desse processo. A consulta pública é uma forma de trazer mais transparência e aprimorar as ações da Defesa Civil, ouvindo tanto os especialistas quanto os cidadãos. Estamos abertos a todas as contribuições, pois acreditamos que esse diálogo vai fortalecer ainda mais a gestão de riscos em nosso estado”, conclui o secretário.
Mais sobre as principais barragens em SC
1 – Barragem Sul
O projeto desta barragem iniciou como parte de um programa de proteção contra enchentes no Vale do Itajaí, em 1957. Localizada em Ituporanga, é um dos principais afluentes do Rio Itajaí-Açu. As obras no local começaram em 1962, tendo sua operação iniciada em 1976.
2 – Barragem Oeste
Construída entre 1963 e 1973, a Barragem do Rio Itajaí do Oeste, localizada em Taió. Ela começou a operar em 1973 e desempenha um papel estratégico no controle do fluxo do rio. Contudo, essa barragem previne enchentes em diversas cidades do Vale do Itajaí.
3 – Barragem Norte
Inaugurada em 1992, a Barragem Norte, em José Boiteux, está localizada no Rio Hercílio, também conhecido como Rio Itajaí do Norte. A barragem entrou em operação em novembro de 1993, após a conclusão de sua construção. A estrutura é uma das principais ferramentas de contenção de cheias no Vale do Itajaí. Por fim, é fundamental para minimizar os impactos das enchentes no Médio e Baixo Vale do Itajaí.