Região Brusque

Pontes e pontilhões de Brusque passam por manutenções preventivas

Equipamentos de vários bairros já foram contemplados

Autor
Pontes e pontilhões de Brusque passam por manutenções preventivas
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Brusque

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Obras, realiza um programa de reformas e manutenções em pontes e pontilhões por toda a cidade, com o objetivo de melhorar a mobilidade e a segurança viária.

PUBLICIDADE

Desde o início de 2024, a equipe já reformou e melhorou mais de 55 pontes. O órgão busca garantir que a população se desloque com segurança e conforto, minimizando riscos e mantendo a infraestrutura viária em boas condições.

Os trabalhos substituem componentes críticos, como vigas, pranchas e torres, além de reforçar cabos e bases. Essas ações preservam a integridade das estruturas, especialmente em áreas com maior fluxo de veículos ou exposição a condições climáticas adversas. Com isso a prefeitura de Brusque espera garantir a estabilidade das pontes e minimizando o risco de acidentes e interrupções no tráfego.

O programa de manutenção abrange uma vasta área, beneficiando bairros como Paquetá, Dom Joaquim, São Pedro, Bateas, Souza Cruz, Ponta Russa, Azambuja e Poço Fundo. Além disso, as localidades de Cedro Alto, Zantão, Águas Claras, Santa Luzia, Cedro Grande, Limeira, Tomaz Coelho e Primeiro de Maio, também estão sendo contempladas.

Após um levantamento detalhado das condições estruturais de todas as pontes da cidade, a Secretaria de Obras de Brusque elaborou a operação. “Inspecionamos detalhadamente cada ponte, identificamos as necessidades específicas, como substituição de vigas e pranchas, e planejamos o orçamento para aquisição de materiais, além da organização das equipes de trabalho”, explicou o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho.

Manutenções permanentes

O secretário também destacou que, embora já tenham reformado a maioria das pontes, algumas estruturas ainda aguardam reparos finais, que serão concluídos em breve.

Além disso, a Secretaria de Obras monitora regularmente as pontes e pontilhões para identificar problemas de forma preventiva, evitando que pequenos danos se tornem grandes riscos. Durante períodos de chuvas intensas, a vigilância aumenta. As estruturas de madeira e as cabeceiras das pontes são mais vulneráveis ao desgaste e à erosão.

Relacionadas