
A noite desta segunda-feira (28) promete ser especial para os catarinenses. Se o céu estiver limpo, será possível observar a olho nu o planeta Marte próximo à Lua. O planeta vermelho surgirá com um discreto tom alaranjado ao lado do satélite natural da Terra.
O fenômeno poderá ser contemplado logo após o pôr do sol, até por volta das 21h, no céu a oeste. No entanto, a visibilidade pode ser prejudicada por prédios ou elevações naturais no horizonte. Por isso, a dica é escolher um local mais alto, com visão desobstruída do céu. A observação será facilitada pela fase crescente da Lua e não exige o uso de telescópios ou binóculos.
A condição essencial para apreciar o espetáculo é o tempo: a presença de nuvens ou neblina pode atrapalhar, o céu precisa estar claro para que o alinhamento possa ser visto. Esse alinhamento entre Marte e a Lua ocorre devido à chamada linha da eclíptica, uma trajetória imaginária no céu pela qual os planetas aparentam se mover.
Embora pareçam próximos, os dois corpos celestes estão, na verdade, a milhões de quilômetros de distância, o efeito é apenas uma ilusão de perspectiva observada da Terra.
Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Observatório Astronômico e o Planetário oferecem sessões de observação guiada do céu gratuitamente e sem necessidade de agendamento. As atividades normalmente acontecem às quartas-feiras à noite, a partir das 18h30. No entanto, durante o recesso acadêmico, as visitas estão temporariamente suspensas, com retorno previsto para o dia 13 de agosto.