O Governo Federal está auxiliando brasileiros que estão no Líbano a voltar para o país. Cerca de 3 mil pessoas contactaram a embaixada brasileira e manifestaram o interesse de voltar para ao Brasil. Está previsto para o próximo sábado (5), o primeiro voo de repatriação do Líbano.
De acordo com informações da Polícia Federal (PF), por questões de segurança, duas pessoas que estavam na lista de passageiros que virão para o Brasil, foram vetadas. As listas de passageiros são verificadas pela para garantir que não existam integrantes do Hezbollah infiltrados.
A polícia suspeita que os passageiros vetados possuem ligação com o grupo paramilitar islâmico, eles já haviam sido presos no ano passado em São Paulo. A verificação da PF é cruzada com bancos de dados internacionais da Interpol.
Contudo, a PF auxilia na emissão de documentos para pessoas que possam ter pendências, como passaporte vencido, isso facilita a retirada de brasileiros da zona de conflito. A intenção é que esse tipo de situação não impeça o embarque ao Brasil.
O primeiro voo realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) ocorreu na última quarta-feira (2). A decolagem partiu do Aeroporto Internacional do Galeão (RJ).
A aeronave modelo KC-30 está em Portugal e aguarda autorização em Lisboa para seguir rumo à Beirute. De acordo com a FAB, o voo com os brasileiros que pediram repatriação do Líbano, poderá sair na sexta-feira (4) e chegar a território nacional no sábado (5).