Região

Parou tudo: saiba o que causou o apagão em países da Europa

Energia elétrica pode demorar até uma semana para ser totalmente restabelecida

Autor
Parou tudo: saiba o que causou o apagão em países da Europa
Foto: Reprodução

Conforme informações divulgadas pela operadora de energia elétrica de Portugal, Redes Energéticas Nacionais (REN), um fenômeno raro atmosférico teria causado o apagão nesta segunda-feira (28). Tal fato teria acontecido devido às variação extremas de temperatura. Para restabelecer a energia, é possível que os trabalhos durem de seis a dez horas ou até uma semana, diz a operadora.

PUBLICIDADE

Mais de 40 milhões de pessoas estão sem energia elétrica, o que provocou um verdadeiro caos, afetando trens, linhas de metrô, semáforos e vários outros serviços necessários à população. Além disso, derrubou sinais de celulares por mais de uma hora, enfim, vários serviços essenciais entraram em colapso.

O fenômeno raro atmosférico

A vibração atmosférica induzida por Ging é causada por variações extremas de temperatura que criam oscilações nas linhas de alta tensão que podem desestabilizar os sistemas elétricos, causando falhas de sincronização e perturbações nas redes de energia.

Confira a nota REN sobre o apagão:

“A REN tem todos os seus recursos empenhados na recuperação da rede de abastecimento de energia a todo o país, em colaboração com as empresas produtoras e e de distribuição e com a Rede Elétrica de Espanha. Os dois países ibéricos são afetados por um corte maciço no fornecimento de energia. A retomada do sistema elétrico nacional será feita gradualmente, com o acoplamento faseado dos diversos grupos eletroprodutores. […] Neste momento é ainda impossível prever quando estará normalizada a situação. As autoridades e as empresas responsáveis pelo transporte de eletricidade de ambos os lados da fronteira continuam entretanto a analisar as causas do incidente desta manhã”

Apagão na Europa

Espanha e partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha tiveram os registros de apagões. Eles começaram pouco depois do meio dia no horário da Espanha (8h no horário de Brasília), atingindo diversas cidades nos dois países. A operadora nacional de trens, Renfe, disse que toda a eletricidade foi cortada às 12h30, e todos os trens pararam.

Inicialmente, a suspeita era de que este apagão fosse oriundo de um ataque cibernético. Contudo, agora a operadora descobriu, portanto, que se trata de um fenômeno raro.

Autoridades confirmam que mais de 40 milhões de pessoas foram afetadas. Embora o sistema de emergência tenha entrado em ação, até o momento a energia não foi restabelecida. O que pode durar até uma semana para ser normalizada.

Relacionadas