
Na madrugada desta segunda-feira (21), o Papa Francisco morreu aos 88 anos, em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano. O Cardeal Kevin Farrell fez o comunicado oficial.
O anúncio foi dado na Capela da Casa Santa Marta. “Às 7h35 desta manhã [2h35 de Brasília], o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, declarou o cardeal.
Papa Francisco hospitalizado
O pontífice esteve hospitalizado por cerca de 40 dias. O hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, internou o líder da Igreja Católica em 14 de fevereiro para tratar uma bronquite, mas exames revelaram uma pneumonia bilateral. O religioso teve alta em 23 de março e estava em recuperação.
Aparições públicas
Contudo, ele participou de uma cerimônia pública na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no sábado (19). Logo após, no Domingo de Páscoa (20) ele surgiu na Praça de São Pedro para abençoar os fiéis, sugerindo uma melhora em seu quadro clínico.
Na ocasião de sua aparição na Praça de São Pedro, o papa saudou os milhares de presentes. Outrossim, em sua mensagem pascal, ele solicitou aos dirigentes políticos “que não se rendam ao raciocínio do temor, mas utilizem os recursos disponíveis para amparar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que fomentem o desenvolvimento.”
Trajetória na igreja
Em 2013, elegeram Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, como o 266º papa, Papa Francisco, tornando-o o primeiro líder não europeu e latino-americano da Igreja Católica Romana.
Por fim, o Papa Francisco liderou um pontificado de 12 anos e marcou-o por reformas, abertura a grupos marginalizados e esforços para modernizar as estruturas da igreja.