Proprietários rurais da cidade de Angelina, na Grande Florianópolis, que possuem áreas de mata ciliar degradadas já podem se inscrever no projeto Pacto da Mata Ciliar. A iniciativa oferece gratuitamente mudas de árvores nativas e orientação técnica para o plantio às propriedades. A meta é plantar mais de 4,5 mil mudas até o final do ano.
O objetivo da ação é expandir as áreas de mata ciliar, reduzindo, assim, os riscos de erosão e deslizamentos de terra, além de melhorar a qualidade das águas no município. O projeto é uma iniciativa do Comitê Tijucas e Biguaçu, com execução do Instituto Água Conecta e patrocínio da Elera Renováveis, uma das maiores empresas do setor de energia renovável do Brasil e responsável pela Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Angelina.
O Instituto Água Conecta, inclusive, foi contemplado no Edital Socioambiental 2023 da Elera, iniciativa realizada anualmente visando contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades vizinhas aos seus ativos.
Major Gercino também participa
A ideia do Pacto da Mata Ciliar é contemplar especialmente áreas desde o Alto Garcia, passando pela região central de Angelina, até a comunidade de Coqueiros, mas proprietários rurais de qualquer região do município podem se inscrever. Áreas do município de Major Gercino também estão convidadas a participar.
Podem se inscrever proprietários de área situadas às margens de pequenos córregos, cachoeiras, rios e no entorno de nascentes e olhos d´água, independentemente do tamanho da área a ser disponibilizada para recuperação. Entre as diversas espécies nativas pioneiras contempladas no projeto estão: araçá, ingá, aroeira, ipê e várias outras. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (49) 9171-0402 e falar com a coordenadora técnica Cíntia Hoffer.
Etapas em Angelina
Desde julho, foram realizadas diversas ações de sensibilização em organizações locais, além de propostas de melhorias na Estufa de Produção de Mudas Florestais Nativas de Angelina, situada na Casa Familiar Rural. Inclusive, será instalado um sistema de irrigação automatizada na estufa, que permite cuidar e proteger as mudas até a etapa do plantio.
Até então, as ações do Pacto da Mata Ciliar contavam com o apoio de viveiros mais próximos do litoral, para armazenamento e aclimatação das mudas recebidas de doações, dificultando o transporte para as áreas mais a montante. Com o armazenamento local em Angelina, a realização do Pacto da Mata Ciliar tornou-se mais fácil na região.
Sobre a Elera Renováveis
A Elera, parte do grupo Brookfield Asset Management, é uma das maiores empresas do setor de energia renovável do Brasil, principal player no mercado de energia solar e líder em projetos de autoprodução para o setor de saneamento e telecomunicação no país. Com portfólio diversificado, composto por usinas hidrelétricas e complexos eólicos e solares, a empresa conta com mais de 3,5 GW de capacidade instalada, atuando na geração e comercialização de energia renovável.