Região Santa Catarina

Imetro realiza Operação Energia Segura em Santa Catarina

Foram 15 cidades fiscalizadas no Estado

Autor
Imetro realiza Operação Energia Segura em Santa Catarina
Foto: Divulgação / Imetro - SC

O Imetro de Santa Catarina realizou, no estado, a Operação Especial Energia Segura. A força tarefa, realizada em todo o território nacional, foi coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

PUBLICIDADE

O objetivo da operação, é intensificar a fiscalização no combate ao comércio de cabos e fios elétricos irregulares que possam provocar o superaquecimento da fiação e ocasionar acidentes graves.

Além disso, a operação verificou a qualidade e registro dos componentes, de acordo com as normas do instituto. Segundo informações do Imetro/SC, no total foram realizadas 69 ações fiscalizatórias em 37 empresas.

Em Santa Catarina, a fiscalização foi realizada em 15 cidades: Chapecó, Araranguá, Videira, Sombrio, São José, Indaial, Herval do Oeste, Braço do Norte, Luzerna, Joinville, Joaçaba, Timbó, Rodeio, Blumenau, Balneário Gaivota.

Duas marcas de materiais elétricos apresentaram irregularidades, elas foram coletadas e encaminhadas para análise em laboratório. O erro encontrado se deve à resistência elétrica que estava acima do permitido.

O diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC, Maurício Marques Nazário, explica que a irregularidade mais comum neste tipo de produto “Para economizar, fabricantes desonestos substituem o cobre por outro metal menos nobre, que não conduz tão bem a energia e aumenta os riscos”.