Região Mundo

EUA x Brasil: Trump promove ofensiva para punir Alexandre de Moraes

“Brasil colônia acabou em 1822” disse Alexandre de Moraes

Autor
EUA x Brasil: Trump promove ofensiva para punir Alexandre de Moraes
Foto: Internet

A relação entre o Brasil e o Estados Unidos da América (EUA) adquiriram um tom conflituoso desde a vitória de Donald Trump nas eleições estadunidenses. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido alvo de uma ofensiva do governo norte-americano sob a acusação de promover a censura por meio de ordens judiciais. Com isso, Trump quer punir Alexandre de Moraes.

PUBLICIDADE

Além disso, Trump tem provocado instabilidade e desconfiança no mercado com promessas e ações de taxação de produtos.

Suas declarações muitas vezes radicais estremecem a relação entre os países “Não precisamos deles” disse Donald Trump sobre a relação entre os Estados Unidos e a América Latina, incluindo o Brasil, no último dia 20.

Já com o STF o atrito começou porque Alexandre de Moraes decretou a suspensão da rede social X no Brasil, em 2024. O bloqueio aconteceu, pois o X descumpriu determinações judiciais em solo brasileiro.

De acordo com parlamentares dos EUA, as ordens do ministro atingem empresas localizadas nos EUA e cidadãos que estão no país. Além disso, uma ação judicial apresentada pela plataforma Rumble, em parceria com uma empresa de Trump, pediu para não cumprir determinações de Moraes.

O presidente norte-americano não possui jurisprudência para atuar contra um membro do STF. O brasil é soberano e possui instituições sólidas.

Trump quer punir Alexandre de Moraes. Entenda:

Entretanto, Trump pensa em avançar com sua ofensiva contra o ministro brasileiro. Agora, um projeto na Câmara dos EUA que pode impedir sua entrada no país e puni-lo com sanções econômicas.

Contudo, uma Corte estadunidense derrubou a liminar que pedia o não cumprimento das ordens de Moraes. A Justiça pontuou que o governo brasileiro tomou medidas para serem cumpridas em solo brasileiro.

Além disso, o deputado norte-americano Rich McCormick abriu uma nova frente contra Moraes e recebeu sinalização positiva do bilionário Elon Musk, que tem ganhado destaque no segundo governo Trump.

O parlamentar pediu ao presidente dos EUA que a Lei Magnitsky seja aplicada contra o magistrado brasileiro, que autoriza o governo norte-americano a punir figuras que tenham violado os direitos humanos.

O que disse Alexandre de Moraes sobre ofensiva trumpista

Contudo, nessa quinta-feira (27) Alexandre de Moraes fez um breve discurso durante a sessão da Corte. O ministro lembrou a importância do Poder Judiciário e da soberania de todos os brasileiros. E citou Guimarães Rosa “O que a vida quer da gente é coragem” e terminou pontuando “Brasil colônia acabou em 1822”.

Relacionadas