Região Brusque

Nova ETA do SAMAE de Brusque deve ser entregue até julho

Equipamento vai aumentar oferta de água tratada na cidade

Autor
Nova ETA do SAMAE de Brusque deve ser entregue até julho
Foto: Divulgação / SAMAE de Brusque

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Brusque avança mais uma etapa importante no projeto da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Modular Central. Nesta quarta-feira (21), a autarquia finalizou a segunda fase da obra, que agora chega a 75% de conclusão e entra na etapa decisiva.

PUBLICIDADE

Com a instalação dos filtros e floculadores — equipamentos essenciais para o processo de tratamento da água — a construção segue para as fases de instalações elétricas e hidráulicas. Segundo Larissa Bononomi, diretora técnica operacional do SAMAE de Brusque, a previsão é de que os testes comecem em breve. “Concluindo essa etapa, a empresa fornecedora dará início aos testes de funcionamento. Se as condições climáticas permitirem, a ETA deve ser entregue à população em julho”, detalha.

Além de ampliar a capacidade de tratamento, a ETA Modular Central integra um amplo pacote de obras que contemplam melhorias na captação, reservação e distribuição de água em Brusque. A estrutura será responsável por atender cerca de 85% da demanda de abastecimento do município, reforçando a segurança hídrica e a qualidade do serviço oferecido à população.

De acordo com o diretor-presidente do SAMAE, Breno Nunes Neves, os investimentos no projeto superam R$ 15 milhões. “Nosso objetivo é garantir uma infraestrutura moderna e eficiente, oferecendo um serviço de qualidade e atendendo o crescimento da cidade”, afirma.

Próximos passos

Agora, as equipes iniciam a instalação das redes elétrica e hidráulica, que permitirão a interligação dos novos equipamentos com o sistema existente. Em seguida, o processo de testes e comissionamento vai avaliar o funcionamento da estrutura antes da liberação definitiva para operação.

O SAMAE reforça que a modernização do sistema é essencial para acompanhar a expansão urbana e atender de forma segura e contínua as famílias brusquenses, especialmente em períodos de maior consumo.

O que é uma ETA Modular?

Uma Estação de Tratamento de Água (ETA) Modular é uma estrutura construída com unidades pré-fabricadas e montadas em módulos. A estrutura, portanto, permite maior agilidade na execução da obra e flexibilidade na ampliação da capacidade de tratamento.

Esse tipo de ETA é projetado para atender demandas crescentes de forma rápida, sem a necessidade de grandes estruturas fixas. Além disso, as ETAs modulares garantem eficiência no tratamento e qualidade da água, utilizando os mesmos processos das estações convencionais. O que incluem, dessa forma, a coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção.

Com essa tecnologia, cidades como Brusque conseguem modernizar e reforçar o sistema de abastecimento de maneira prática, segura e econômica.