A Procuradora de Justiça Gladys Afonso foi a nomeada pelo governador Jorginho Mello, para ocupar o cargo de Desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), na vaga do quinto constitucional destinada ao Ministério Público de Santa Catarina. O anúncio da nomeação aconteceu nesta segunda-feira (25).
Gladys Afonso integrou a lista tríplice do pleno do TJSC. A procuradora nomeada foi a segunda mais votada na eleição do TJ-SC, realizada no último dia 18 de novembro. Entretanto, ela ocupará o cargo vago com a aposentadoria do desembargador Raulino Jacó Brüning.
O governador reconheceu a trajetória exemplar dos procuradores Alexandre Graziotin e Monika Pabst, os dois outros integrantes da lista tríplice formada pelo Pleno do TJ-SC. Além disso, desejou que a trajetória de Gladys tenha uma contribuição positiva com o Poder Judiciário de Santa Catarina. “Essa escolha reflete o reconhecimento pelo brilhante trabalho e pela carreira de uma mulher que dedicou grande parte de sua vida à causa pública, atuando como promotora e procuradora de Justiça”, justificou Jorginho.
A Procuradora de Justiça ingressou no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) como Promotora de Justiça Substituta em agosto de 1988. Nesta função, atuou nas Comarcas de Blumenau, Campo Erê, São Lourenço do Oeste, Araranguá, Joaçaba e Capital. Em janeiro de 2004, Gladys Afonso passou a ser Procuradora de Justiça.
Experiência da nova desembargadora
No Ministério Público de Santa Catarina, Gladys já ocupou a função de Corregedora-Geral e foi membro do Conselho Superior. Também foi Assessora da Procuradoria-Geral de Justiça; Subcorregedora-Geral do MPSC; Coordenadora-Geral do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA); Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos; Coordenadora do Grupo Estadual de Acompanhamento Processual (GEAP); Coordenadora da Coordenadoria de Recursos Cíveis; Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Controle de Constitucionalidade (CECOM). Além disso, integrou diversas Comissões e Comitês.