Região Santa Catarina

Alesc inicia nova agenda ambiental com palestra sobre mudanças climáticas

A agenda visa desenvolver novas iniciativas para a preservação ambiental

Autor
Alesc inicia nova agenda ambiental com palestra sobre mudanças climáticas
Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa

Nessa quinta-feira (6), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deu início a sua nova agenda ambiental, promovida por meio do Programa Alesc Sustentável. Na ocasião foi ministrada a palestra “Eventos Extremos no Contexto das Mudanças Climáticas”.

PUBLICIDADE

O evento de hoje, marcou também, o início do Mês de Conscientização Mundial em Defesa do Meio Ambiente, celebrado em junho. A professora Regina Rodrigues, falou sobre a importância da adoção da agenda ambiental pelo poder público.

“As mudanças climáticas estão aumentando a frequência e a intensidade desses eventos extremos e Santa Catarina também está na zona propícia para a ocorrência dos mesmos, então é muito importante que a gente desenvolva políticas públicas de prevenção” destacou a professora.

Como propostas a serem desenvolvidas, ela citou a a criação de um sistema de monitoramento de eventos climáticos, o aumento dos investimentos para a defesa civil e a criação de um plano de contingência visando diminuir a vulnerabilidade das populações afetadas.

A proposição do evento foi do deputado Marquito (Psol), ele pontuou que o tema é importante para o estado que já vem enfrentando os efeitos das mudanças climáticas com a alteração do regime das chuvas.

Para o deputado, a realização da palestra também segue a nova linha adotada para o Programa Alesc Sustentável, que foi lançado no ano de 2021 e atualmente passa por uma reformulação, visando desenvolver novas iniciativas no âmbito do Parlamento catarinense para a preservação ambiental.

Relacionadas