O aumento das passagens de ônibus passa a valer a partir desta sexta-feira (15), na Grande Florianópolis. O reajuste será de 13,5%, podendo variar de acordo com o trecho, segundo a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).
Conforme a agência, o acréscimo do valor é sobretudo por conta do aumento do diesel, também pelo dissídio coletivo do reajuste dos motoristas/cobradores e para assegurar a adequação financeira da operação. Esse aumento, ainda tem a ver com um acordo assinado entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Estado, no ano de 2021, tendo como propósito normalizar o sistema de transporte intermunicipal.
A nova tarifa começa a valer para o transporte público das empresas de Administração e Participações- Ltda, Auto Viação Imperatriz Ltda, Transporte Coletivo Estrela Ltda, Jotur Auto Ônibus e Turismo Palhocense Ltda, Rodoviária Santa Terezinha Ltda, Biguaçu- Transportes Coletivos e Jotur Auto Ônibus e Turismo Josefense Ltda.
Para que se cumpra o reajuste, será adotado o arredondamento para o múltiplo de cinco mais próximo dos centavos. Em outros casos, o dígito 5 será arredondado para cima nas casas decimais que excederem os centavos.