
A Prefeitura de Navegantes iniciou o envio dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da taxa do lixo de 2025. A ação começou nos primeiros dias de janeiro, e os Correios estão encaminhando os documentos. Quem preferir também pode acessar o site da prefeitura e baixar as guias.
Os contribuintes podem optar pelo pagamento em cota única ou parcelado. No caso do IPTU, o desconto para pagamento à vista é de 15% para quem quitar o tributo até 10 de fevereiro de 2025. Além disso, para pagamentos únicos realizados até 10 de março de 2025, o desconto será de 7,5%.
Quem optar pelo parcelamento pode dividir o valor em até 10 vezes, sem desconto, com o primeiro vencimento em 10 de março de 2025. Os demais vencimentos serão, dessa forma, no mesmo dia de cada mês até o final do ano.
A taxa de lixo terá boleto único com vencimento no dia 30 de janeiro de 2025. Há também a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes, com pagamento até o dia 30 de cada mês, exceto em fevereiro, quando o vencimento será no dia 28.
A Prefeitura de Navegantes reajustou os valores do IPTU com base na inflação acumulada do período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que atingiu 4,76%.
Para imprimir os boletos referentes ao IPTU e à Taxa de Lixo diretamente no portal da Prefeitura, é preciso preencher alguns dados, como o número do imóvel e a documentação do proprietário.
Contestação e atendimento
Contribuintes que desejam contestar os valores cobrados têm até o dia 31 de janeiro de 2025 para fazê-lo de forma eletrônica, pelo site www.navegantes.aprova.com.br.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita esclarece dúvidas sobre o envio dos boletos, dificuldades na emissão ou outras informações pelo telefone (47) 3185-2435, ou presencialmente. A Secretaria está situada na avenida Prefeito José Juvenal Mafra, 498, Centro. A sede funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou, bem como, pelo e-mail [email protected].