Região Balneário / Itajaí / Itapema

Mutirão já retirou 19 toneladas de fios em Balneário Camboriú

Força tarefa já vem atuando há quatro meses em todos os bairros

Autor
Mutirão já retirou 19 toneladas de fios em Balneário Camboriú

Em quatro meses de operação, a força-tarefa coordenada pela Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) já retirou mais de 19 toneladas de fios obsoletos dos postes de Balneário Camboriú. A ação, que começou no dia 26 de março, avança por toda a cidade com o objetivo de eliminar cabos soltos, emaranhados ou em desuso, aumentando a segurança e melhorando o visual urbano.

PUBLICIDADE

Na última quarta-feira (23), as equipes concentraram os trabalhos na Avenida Brasil, entre as ruas 971 e 51, no Centro. Apenas neste trecho, os técnicos recolheram cerca de 500 quilos de fios. A operação segue na próxima semana, com a equipe avançando da Rua 51 em direção ao Sul da cidade.

Além de promover mais segurança para pedestres e ciclistas, a força-tarefa atua diretamente na organização do cabeamento urbano, que há anos compromete a paisagem da cidade e oferece riscos à população. Fios soltos ou expostos, por exemplo, podem estar energizados e causar acidentes.

De acordo com o diretor da Cosip, João Koeddermann, os mutirões ocorrem sempre às quartas-feiras. “Diariamente, nossas equipes já fazem esse trabalho. No entanto, como a demanda é muito grande, organizamos esses mutirões semanais para agilizar a limpeza dos postes”, explica.

Vários setores públicos e privados envolvidos

A ação envolve uma ampla rede de cooperação entre diversos órgãos. Além da Cosip, participam da iniciativa a Celesc, empresas de telefonia, o Procon, fiscais de atividades urbanas, agentes de trânsito e as secretarias de Obras e Planejamento. Essa união tem permitido, portanto, maior agilidade nas remoções e melhor controle sobre os responsáveis pelo excesso de cabeamento irregular.

Além disso, a população pode colaborar. Moradores que identificarem situações irregulares com fios podem denunciar diretamente pelos telefones 0800 666 7080, (47) 3267-7044 ou (47) 99241-7800.

Segundo Koeddermann, a preocupação vai além da estética. “Além de poluir visualmente a cidade, esses fios abandonados representam um risco real. Um pedestre pode esbarrar em um fio energizado, e isso pode trazer sérias consequências”, alerta.

Com resultados visíveis e apoio institucional, a força-tarefa da Cosip segue avançando por toda Balneário Camboriú. A expectativa é que, até o fim do ano, boa parte dos postes da cidade esteja livre dos fios em desuso, reforçando o compromisso da administração com a segurança e o ordenamento urbano.