Iniciou na segunda-feira (1º) o mutirão de castração de cães e gatos que acontece durante todo o mês de agosto em Itajaí, no Litoral Norte catarinense. Ao todo serão ofertadas cinco mil castrações para moradores da cidade que não têm condições de pagar pelo procedimento, além de protetores e ONGs.
Nos dias 1º e 3 de agosto, o ônibus com estrutura e profissionais para fazer a castração esteve no bairro Cidade Nova. Nos dias 4 e 5, será a vez do bairro São Vicente. A intenção é que sejam castrados 80 animais por dia, entre cachorros e gatos.
Para ter direito a castração, a Diretoria de Defesa Animal do INIS elaborou três tipos de cadastros, com diferentes critérios, que contemplam: pessoa física, protetores de animais e ONGs de proteção animal. A Pessoa física precisa ser moradora de Itajaí, comprovar renda de até 3 salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo. A castração pode ser feita em até cinco animais.
Para os protetores de animais independentes também é necessário ser morador de Itajaí e precisa comprovar que o animal foi resgatado das ruas, através de relatório do histórico do animal. Já as Organizações Não Governamentais (ONGs) precisam ter sede em Itajaí e tem que atuarem na proteção de animais da cidade.
Depois que o cadastro é realizado, a equipe da Defesa do Animal vai entrar em contato com o morador para fazer o agendamento prévio e repassar informações como horário, local e termo pré-operatório para o animal.
Os interessados devem preencher o cadastro disponível no site da prefeitura e enviá-lo para análise da equipe de Defesa Animal. O encaminhamento do cadastro pode ser feito via Whatspp (47) 98857-9891 ou presencialmente na sede do INIS, na avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, bairro Centro.