Região Brusque

Mutirão de castração de Brusque ainda tem vagas para gatos

Programa visa realizar mais de 1500 cirurgias pets até o final do ano

Autor
Mutirão de castração de Brusque ainda tem vagas para gatos
Foto: Divulgação / Redes Sociais

A Prefeitura de Brusque informou que os moradores de seis bairros ainda podem inscrever seus gatos no Mutirão de Castração, promovido pelo setor de Bem Estar Animal. A próxima edição ocorrerá no domingo, 20 de outubro, no bairro Dom Joaquim, onde uma carreta equipada com um centro cirúrgico atenderá a população.

PUBLICIDADE

Nesta fase do programa, os cachorros e gatos dos bairros Dom Joaquim, Cedrinho, Credo, Thomáz Coelho, São João e Paquetá receberão os benefícios. As inscrições para castração de cachorros já se encerraram, mas ainda há vagas para felinos.

Para participar, os proprietários devem acessar o formulário online no portal da Prefeitura de Brusque e seguir as orientações. Nesta fase do programa, os cachorros e gatos dos bairros Dom Joaquim, Cedrinho, Credo, Thomáz Coelho, São João e Paquetá receberão os benefícios.

A ação ocorrerá das 7h30 às 12h, ao lado da Unidade Básica de Saúde do Dom Joaquim, na Rua Ludovico Merico, nº 52. Todos os animais receberão kits de medicamentos pós-operatórios, roupa cirúrgica/colar elizabetano, microchipagem (quando necessário) e vacina antirrábica. Os proprietários precisam transportar os animais em caixas, e o procedimento não tem limite de peso.

Até o momento, o mutirão de castração de Brusque já realizou 528 castrações de cães e gatos nas três primeiras edições. Até o final do ano, a prefeitura pretende realizar cerca de 1.300 castrações, investindo aproximadamente R$ 300 mil.

Importância da Castração

A castração remove o útero e ovários das fêmeas e oferece vários benefícios, como o controle da reprodução desordenada e a prevenção de doenças, como tumores no aparelho reprodutivo, e ainda assim, preservando a saúde do animal.

Uma cadela pode gerar de 10 a 15 crias, e seus descendentes, se continuarem a se reproduzir, e dessa forma, podem chegar a 64 mil nascimentos em seis anos. Esse número é ainda maior no caso de felinos, o que aumenta a população de animais que, muitas vezes, acabam abandonados. Além disso, esses animais enfrentam fome, frio, maus-tratos e contribuem para a disseminação de doenças.