Região

Município catarinense tem a menor taxa de analfabetismo do Brasil

O Estado tem quatro entre as dez cidades com menor taxa de analfabetismo

Autor
Município catarinense tem a menor taxa de analfabetismo do Brasil
Foto: Divulgação / Governo do Estado - SC

Santa Catarina lidera o ranking de cidades com a menor taxa de analfabetismo. Além disso, entre os dez municípios melhor ranqueados, as cidades catarinenses ocupam quatro posições.

PUBLICIDADE

Os números foram revelados nessa sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são referentes ao Censo de 2022.

São João do Oeste é a cidade com a menor taxa de analfabetismo do país. O município, localizado no Extremo Oeste do Estado, conta com uma taxa de menos de 15 de pessoas analfabetas.

Florianópolis é o 10º município brasileiro com menor taxa de analfabetismo e é a Capital com a menor proporção de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever.

Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas de 15 ou mais. A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) celebra o resultado catarinense, que evidencia um progresso significativo na área de educação e desenvolvimento humano.

Comparada ao Censo 2010, a taxa de analfabetismo em SC sofreu queda de 1,7 ponto percentual. Há 12 anos, eram 4,1% das pessoas com 15 anos ou mais, que não sabiam ler ou escrever. Em números absolutos, a redução foi de 37.266 pessoas analfabetas no período.

A alfabetização está ligada ao desenvolvimento socioeconômico do estado. Além disso, o Governo de Santa Catarina tem investido continuamente em políticas públicas voltadas para a educação básica e a erradicação do analfabetismo.

O Estado tem a oferta contínua de turmas de alfabetização dentro dos 40 Centros de Jovens e Adultos (Cejas) e de 52 unidades prisionais. Os esforços conjuntos entre Governo, sociedade civil e instituições privadas têm sido essenciais para os resultados positivos.

Relacionadas