
A Ouvidoria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou um formulário eletrônico exclusivo para receber denúncias eleitorais. O objetivo é incentivar e facilitar o registro de denúncias por cidadãos catarinenses.
É possível encontrar o formulário neste link. Qualquer pessoa que presenciar ou tiver conhecimento de uma prática ilícita eleitoral pode denunciar.
Confira algumas das irregularidades mais comuns:
- Propaganda eleitoral antecipada;
- Calúnia e injúria eleitoral;
- Derrame de santinhos (descarte de material de campanha, geralmente não feito em locais de votação);
- Divulgação de fatos inverídicos (fake news);
- Desordem ou confusão nos trabalhos eleitorais;
- Transporte de eleitores;
- Pedido de votos (captação ilegal de sufrágio a doação, o oferecimento, a promessa ou a entrega, pelo candidato, ao eleitor, com o fim de obter seu voto);
- Violência de gênero.
A denúncia, conforme explicado pelo MPSC, deve conter uma descrição detalhada dos fatos, indicando o local, as pessoas envolvidas e, sempre que possível, anexar foto ou vídeo.
Após o preenchimento e envio do formulário, a Promotoria de Justiça referente à zona eleitoral da irregularidade deverá agir. O Promotor de Justiça da comarca fica responsável por analisar e dar o encaminhamento devido para a manifestação.
A iniciativa surgiu através de uma recomendação do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP), que sugeriu a adesão de um protocolo especial para recepção, tratamento e encaminhamento de denúncias eleitorais.
Além do novo formulário, também é possível registrar denúncias por e-mail, telefone ou presencialmente em Florianópolis. Para conferir todas as opções de contato, clique aqui.