Morreu em Blumenau, nesta segunda-feira (8), o ex-militar José Augusto de Carvalho Nóbrega. Ele esteve à frente da Defesa Civil de Blumenau nos anos 1980, participando ativamente dos trabalhos durante as enchentes de 1983 e 1984.
Na oportunidade, a Defesa Civil era uma comissão vinculada diretamente ao gabinete do prefeito. A Prefeitura de Blumenau decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-servidor municipal.
Nóbrega tinha 82 anos e deixa três filhas e uma neta. O velório começou às 10h na Capela Mortuária Frei Fulgêncio e o sepultamento será as 17h desta segunda, no Cemitério São José.
Nóbrega atuou nas grandes enchentes de Blumenau
Em 1983, Nóbrega era o responsável pela Defesa Civil de Blumenau quando a enchente no Vale do Itajaí deixou 49 mortos. Em 5 de julho, a chuva forte atingiu a região por cinco dias e o Rio Itajaí-Açu atingiu 15 metros.
Por fim, a enchente deixou 197.790 mil desabrigados em 90 municípios catarinenses, segundo a Defesa Civil do estado. A Prefeitura de Blumenau ficou completamente ilhada, conforme mostram imagens daquela época.
Da mesma forma que boa parte da área urbana de Blumenau foi inundada. Assim também muitas famílias ficaram desabrigadas e passaram dificuldades pela grande e duradoura enchente que assolou várias regiões de Santa Catarina na ocasião.
Além disso, cidades como Porto União, Caçador, Itajaí e Rio do Sul também foram duramente castigadas pela cheia que deixou marcas na história catarinense.