Região Grande Florianópolis

Morre aos 92 anos a fundadora da rede de supermercados Imperatriz

Vilza Maria Lohn teve 11 filhos e começou na empresa ao lado do marido, em 1974

Autor
Morre aos 92 anos a fundadora da rede de supermercados Imperatriz
Foto: Divulgação

Morreu neste domingo (29), aos 92 anos, Vilza Maria Lohn, fundadora da rede de supermercados Imperatriz, uma das mais tradicionais redes supermercadistas de Santa Catarina. O velório será realizado nesta segunda-feira (30), a partir das 7h, no Centro de Tradições Gaúchas Boca da Serra, em Santo Amaro da Imperatriz, com missa de corpo presente às 16h, na Igreja Matriz, e sepultamento no cemitério municipal.

PUBLICIDADE

Segundo a assessoria de imprensa da rede, a morte foi por causas naturais. Vilza deixa 11 filhos, noras e genros, 28 netos e 26 bisnetos. Em nota, a empresa declarou que “Vilza será sempre lembrada por sua dedicação incansável à família e à empresa. Com sua liderança, era presença marcante e sempre homenageada nas solenidades de inauguração das novas lojas”. A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) também emitiu nota de pesar.

O início de tudo

A história do Imperatriz começa em agosto de 1974, em Santo Amaro da Imperatriz, uma cidade ao pé da Serra, distante 40 quilômetros de Florianópolis. Em uma tranquila vida colonial, morava a família Lohn: Vidal Procópio, Vilza Maria e seus onze filhos.

Trabalhadores persistentes, ousados e até visionários, se transformaram num dos primeiros e bem sucedidos atacadistas da região. Logo, a carroça puxada por cavalos, usada até então para entregar produtos da região (açúcar mascavo, cachaça, dentre outros) foi substituída por um caminhão. Não demorou muito para surgir o primeiro supermercado com apenas 100 metros quadrados.

Desenvolvimento e consolidação

Os negócios foram crescendo e a visão empreendedora de Vidal Procópio foi ganhando novos horizontes. Em fevereiro de 1977, inaugurava a segunda loja na localidade de Ponte do Maruim, no município de Palhoça. Começava assim, a rede de Supermercados Imperatriz.

Acompanhando a evolução do varejo no Brasil, a rede se expandiu inaugurando até o final da década de 80 mais nove lojas, nos municípios de Florianópolis, São José e Palhoça. Na década de 90 houve nova expansão, incluindo dois outros municípios de Santa Catarina: Rio do Sul e Imbituba.

No ano 2000, a empresa passou por grande transformação, implantando a primeira loja “Padrão Imperatriz” no balneário de Canasvieiras, em Florianópolis, com uma nova concepção de atendimento, layout modernizado e programação visual reestilizada, processo que culminou com a reformulação de toda imagem da rede.

Relevância no mercado atual

Com lojas em seis municípios no estado de Santa Catarina (Florianópolis, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Balneário Camboriú e Rio do Sul), a Rede não para de crescer, agora graças ao empenho da segunda geração da família Lohn. Além das 17 lojas espalhadas por Santa Catarina, o Imperatriz desenvolveu um complexo logístico com aproximadamente 20 mil m² de área construída que atua como Central de Distribuição (CD).

Localizado na entrada da BR-282, no município de Palhoça, o CD comporta o corpo administrativo da empresa e toda parte de produção alimentícia, que incluem as receitas deliciosas e memoráveis da matriarca Vilza.

Relacionadas