
Atenção, moradores de Blumenau que sofreram com as fortes chuvas de fevereiro. A partir de agora, aqueles que tiveram as casas ou bens atingidos pelas enxurradas dos dias 12, 13 e 17 podem resgatar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Resgate do benefício aos moradores
Em primeiro lugar, é fundamental que o cidadão tenha registrado a ocorrência na Defesa Civil do município, seja pelo telefone 199 ou pelo 156. Caso contrário, será necessário acionar a Defesa Civil pelo 199 para avaliação da situação.
Em seguida, o solicitante deve baixar o aplicativo FGTS e prosseguir com o requerimento, informando os dados da ocorrência registrada na Defesa Civil.
Importância da medida
Conforme a Prefeitura, a liberação do FGTS é uma medida importante para auxiliar as famílias que perderam seus bens nas enchentes.
“O decreto de situação de emergência serve para a gente acelerar a reconstrução de pontos atingidos. Mas precisamos lembrar também das pessoas que tiveram algum tipo de prejuízo. Por isso, conversamos com a Caixa para conseguir que essas pessoas tenham acesso ao FGTS”, afirma o prefeito Egidio Ferrari.
Reconstrução e apoio
Além da liberação do FGTS, a Prefeitura de Blumenau segue em contato com o Governo Federal. A ideia é a liberação de recursos para a reconstrução das áreas atingidas.
“Continuamos em contato com o Governo Federal para liberação dos recursos para reconstrução das áreas atingidas, mas após a visitação da equipe técnica na última semana, temos uma boa perspectiva de uma solução”, comenta o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina.