Região

Casan executa monitoramento ambiental na Capital Catarinense

A implantação do SES tem investimento de R$129,6 milhões

Autor
Casan executa monitoramento ambiental na Capital Catarinense
Foto: Divulgação / Casan

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Alesc) em decorrência das obras de implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande, em Florianópolis, executou monitoramento de qualidade ambiental.

PUBLICIDADE

A coleta de amostras de água e sedimentos foi feita na terça-feira (21). As amostras são de 10 pontos, sendo sete localizados na Baía Norte e três em área urbana, ao longo do curso dos rios Vadik e Pau do Barco, que cortam os bairros Monte Verde e Saco Grande.

Com o monitoramento, a Casan pretende avaliar a eficiência do tratamento de afluentes da ETE João Paulo. O resultado das análises vai possibilitar traçar um diagnóstico da região com o acompanhamento da evolução dos indicadores ambientais.

Atualmente, a falta de infraestrutura sanitária torna a região vulnerável à contaminação por lançamento de esgoto irregular nos rios e canais de drenagens. Na Baía do Saco Grande, a Companhia também executa ações de monitoramento dos chamados blooms de fitoplâncton.

Os blooms são estimulados pela contaminação dos cursos de água e podem resultar na mortandade de peixes e outras espécies da fauna aquática. A implantação do SES tem investimento de R$129,6 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).